Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo do acoplamento da mesosfera e ionosfera na região equatorial através de imageamento de aeroluminescência e sondagem ionosférica

Processo: 08/01769-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2008
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geofísica
Pesquisador responsável:Hisao Takahashi
Beneficiário:Igo Paulino da Silva
Instituição-sede: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (Brasil). São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Aeronomia   Luminescência atmosférica   Ionosfera

Resumo

O acoplamento das atividades de bolhas de plasma na ionosfera e as atividades de ondas de gravidade na alta atmosfera tem sido um tema importante para investigar o processo de formação de irregularidade e o desenvolvimento das bolhas de plasma. As bolhas plasma na ionosfera acontecem na região equatorial e afetam radio-telecomunicação e o sistema de posicionamento por satélites GNSS. Hoje, um tema importante na área de tecnologia e clima espacial. O trabalho tem como objetivo o estudo de processo dinâmico na mesosfera entre 80 e 100 km de altitude e o processo de formação de bolhas de plasma na ionosfera em 250-300 km. As ondas de gravidade serão observadas pelo imageador all sky e os ventos pelo radar meteórico. A geração e desenvolvimento das bolhas na ionosfera serão monitorados pelo imageador, ionosonda e radar VHF. Os objetivos científicos que se destacam são: (1) estudar as ondas de gravidade na mesosfera que propagam para ionosfera, utilizando a técnica de "Ray-Tracing", (2) investigar o processo de geração e desenvolvimento das bolhas de plasma, (3) avaliar a contribuição de ondas de gravidade na formação de bolhas de plasma. O aluno estudará durante o primeiro ano, a física da ionosfera, modelagem da atmosfera e a instrumentação (imageador, ionosonda e o radar VHF). No segundo ano, estudará a técnica de Ray-Tracing e aplicará no modelo, além de iniciar o analise dos dados de imagem. No terceiro ano, efetuará o desenvolvimento de programa para simular a propagação de ondas de gravidade e a perturbação na camada da ionosfera e a geração de bolhas. O trabalho será teórico-experimental e terminará com o conhecimento mais profundo sobre o acoplamento dinâmico da mesosfera-ionosfera e o mecanismo de geração de bolhas de plasma na ionosfera. O assunto é novo na área de estudo da ionosfera equatorial.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PAULINO, I.; TAKAHASHI, H.; MEDEIROS, A. F.; WRASSE, C. M.; BURITI, R. A.; SOBRAL, J. H. A.; GOBBI, D. Mesospheric gravity waves and ionospheric plasma bubbles observed during the COPEX campaign. JOURNAL OF ATMOSPHERIC AND SOLAR-TERRESTRIAL PHYSICS, v. 73, n. 11-12, SI, p. 1575-1580, JUL 2011. Citações Web of Science: 14.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.