Busca avançada
Ano de início
Entree

Do clássico ao comezinho: intertextualidade e ironia em Papéis Avulsos, de Machado de Assis

Processo: 08/02182-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2008
Vigência (Término): 31 de julho de 2010
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Literatura Brasileira
Pesquisador responsável:Maria Celeste Tommasello Ramos
Beneficiário:Cláudia de Fátima Montesini
Instituição-sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Literatura comparada   Machado de Assis   Conto   Intertextualidade

Resumo

Na presente pesquisa em nível de Mestrado, estudaremos as referências que Machado de Assis faz à Cultura Greco-Romana na coletânea de contos Papéis Avulsos. A partir dessas, buscaremos interpretar o jogo intertextual realizado e decifrar a sua contribuição. Para tanto, utilizaremos como teoria de base os estudos realizados por Mikhail Bakhtin, Júlia Kristeva, sobre intertextualidade (1978) e ainda o texto de Laurent Jenny (1979), que acrescentou dados importantes aos estudos de Kristeva.Adotaremos a metodologia fenomenológica-hermenêutica, pois se trata de proposta de análise interpretativa crítica, uma vez que buscaremos verificar a importância e a função das citações para o desenvolvimento do sentido nas narrativas curtas machadianas, tanto no nível estrutural quanto no plano do conteúdo. Buscaremos ainda confirmar se tais referências completam ou não o texto, amarrando pensamentos e afirmações; auxiliando na construção da ironia.As questões de pesquisa que estabeleceremos serão as seguintes: Como acontece o jogo intertextual entre o discurso machadiano em cada narrativa curta que compõem Papéis Avulsos e a Cultura Clássica (Paródia? Alusão? Estilização?)? Qual é a contribuição para o sentido do texto (Ironia? Transgressão? Minimização?)?Já há estudos sobre as presenças italiana, francesa e inglesa na obra de tal escritor, porém as referências à Cultura Clássica ainda não foram elucidadas, por isso, julgamos que esse trabalho trará grande contribuição para os estudos literários, em especial, aos estudos machadianos.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MONTESINI, Cláudia de Fátima. Do clássico ao comezinho : intertextualidade e ironia em Papéis avulsos, de Machado de Assis. 2010. 116 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista. Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas. São José do Rio Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.