Busca avançada
Ano de início
Entree

Propriedades eletrônicas e estruturais de sistemas com interesse em nanobiotecnologia através de cálculos de estrutura eletrônica ab initio

Processo: 08/02222-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2008
Vigência (Término): 31 de julho de 2010
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física da Matéria Condensada
Pesquisador responsável:Helena Maria Petrilli
Beneficiário:Filipe Camargo Dalmatti Alves Lima
Instituição-sede: Instituto de Física (IF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:04/15687-2 - Estudo teórico multi-escala de nanoestruturas puras e híbridas, AP.TEM
Assunto(s):Metais   Estrutura eletrônica   Moléculas bioativas   Nanobiotecnologia

Resumo

No presente projeto de mestrado pretendemos realizar um estudo teórico, através de cálculos de estrutura eletrônica ab-initio, de biomoléculas com potencial aplicação em nanobiotecnologia e em especial do sitio ativo de uma proteína denominada Frutalina. O objetivo, numa primeira etapa, é investigar a interação entre diferentes sítios da Frutalina e uma nanopartícula de ouro. Pretendemos utilizar como ferramentas básicas os métodos disponíveis no Grupo Nanomol, em particular o "PAW", o código "ESPRESSO" e os novos desenvolvimentos do código "RS-LMTO-ASA", além de campos de força clássicos para auxílio na construção do modelo. O interesse do estudo da Frutalina em áreas como nanobiotecnologia advém de sua capacidade de se ligar a sacarídeos especificamente produzidos por algumas linhagens de células tumorais. As Frutalinas tem sido investigadas experimentalmente com o objetivo de serem utilizadas como veículo para carregar nanopartículas de ouro, ou outro metal, até as células tumorais, para possível detecção destas através de contraste, ou destruição das células, usando técnicas de fototerapia dinâmica. Este projeto será realizado em colaboração com pesquisadores experimentais do "Grupo e Polímeros Bernhard Gross" (www.polimeros.if.sc.usp.br) do Instituto de Física da USP em São Carlos e em particular o Prof. Valtencir Zucolotto, que tem se dedicado ao estudo experimental do controle de propriedades a nível molecular, em diversos sistemas orgânicos, pretendendo dar suporte teórico às investigações ali realizadas. O presente projeto de mestrado contará com a infra-estrutura disponível no grupo Nanomol (www.nanomol.if.usp.br) e se insere também no contexto dos projetos em vigor: "Instituto Multidisciplinar de Materiais Poliméricos " - IMMP do programa Institutos do Milênio / PADCT III (coordenado pela Profa. Ivone P. Mascarenhas do Instituto de Física da USP de São Carlos) e o Projeto Temático Fapesp "Estudo Teórico Multi-Escala de Nanoestruturas Puras e Hibridas" (coordenado pela Profa. Marilia Junqueira Caldas do IFUSP). (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LIMA, Filipe Camargo Dalmatti Alves. Modelagem ab initio da interação proteína-carboidrato. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Física São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.