Busca avançada
Ano de início
Entree

Aplicação combinada das técnicas de espectroscopia de MR dinâmica e EEG para o estudo do metabolismo cerebral subjacente à atividade de espículas em pacientes epilépticos

Processo: 08/02246-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2008
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2010
Área do conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Gabriela Castellano
Beneficiário:Carlos Sato Baraldi Dias
Instituição-sede: Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:05/56578-4 - Centro multimodal de neuroimagens para estudos em epilepsia, AP.CINAPCE.TEM
Assunto(s):Epilepsia   Eletroencefalografia   Neurociências

Resumo

A espectroscopia por ressonância magnética (MRS) é uma técnica que permite avaliar a concentração de determinados compostos químicos em uma amostra. Aplicada in vivo, esta técnica é capaz de detectar algumas moléculas específicas envolvidas em diferentes processos químicos no corpo humano, e portanto é uma ferramenta muito útil no estudo do metabolismo humano na presença e ausência de determinadas patologias. Recentemente esta técnica tem sido estendida para a obtenção de imagens espectroscópicas (técnica conhecida como MRSI), o que permite uma avaliação de metabólitos em diversas regiões anatômicas vizinhas simultaneamente. Já a eletroencefalografia (EEG) é uma técnica de neuroimagem que permite avaliar a atividade elétrica no córtex cerebral. Este projeto pretende utilizar a técnica de MRSI in vivo combinada com a técnica de EEG para o estudo do metabolismo cerebral subjacente à atividade de espículas em pacientes epilépticos. Para isso pretende-se aplicar a MRS de forma dinâmica, de modo a obter dados temporais sobre a variação de certos metabólitos durante a atividade cerebral epiléptica. A combinação com a técnica de EEG permitirá a correlação dos dados metabólicos com os dados elétricos, que atualmente consistem no registro padrão da atividade epiléptica.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CASTELLANO, G.; DIAS, C. S. B.; FOERSTER, B.; LI, L. M.; COVOLAN, R. J. M. NAA and NAAG variation in neuronal activation during visual stimulation. Brazilian Journal of Medical and Biological Research, v. 45, n. 11, p. 1031-1036, NOV 2012. Citações Web of Science: 11.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
DIAS, Carlos Sato Baraldi. Estudo da viabilidade da utilização da técnica de MRS in vivo em experimentos funcionais. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Fisica Gleb Wataghin.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.