Busca avançada
Ano de início
Entree

Seleção de estratégia de produção sob incertezas

Processo: 08/02271-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2008
Vigência (Término): 31 de julho de 2010
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica
Pesquisador responsável:Denis José Schiozer
Beneficiário:Diogo Enrrico Ortelan Miranda
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Engenharia de petróleo   Estratégia de produção   Reservatórios de petróleo   Incerteza

Resumo

Uma das principais tarefas da engenharia de reservatórios é a elaboração de estratégias de desenvolvimento e gerenciamento de campos produtores visando atingir um objetivo pré-estabelecido, considerando restrições físicas, operacionais e econômicas. A solução deste problema é função das características geológicas do reservatório e do sistema de produção do campo. Ambos apresentam um elevado número de variáveis que influenciam a tomada de decisão: propriedades da rocha e dos fluidos, número de poços, espaçamento entre poços (posicionamento), condições de operação, sistema de injeção de fluidos para recuperação suplementar, número de sondas etc. Devido a este elevado numero de variáveis, não é possível analisar todas as combinações possíveis, mas podem-se estabelecer critérios e metodologia de análise do problema que possibilitam a obtenção de soluções bastante satisfatórias, Mezzomo (2001). A previsão do comportamento dos reservatórios pode ser realizada através de simulação numérica tomando como base um modelo físico-geológico preconcebido. Este modelo é constituído usando vários parâmetros gerados pela caracterização do reservatório. O modelo de simulação se constitui na principal ferramenta de processos decisórios onde uma função-objetivo que representa matematicamente o objetivo global do projeto, deve ser maximizada através da variação dos parâmetros de entrada do modelo.O emprego da simulação numérica de reservatórios na predição de produção é responsável pelo aumento de confiabilidade dos resultados. Esta metodologia pode necessitar de elevado esforço computacional e tempo do processo. Contudo, algumas simplificações podem viabilizar esta metodologia, tais como: automação do processo, computação paralela, tratamentos especiais aos atributos geológicos, tratamento da estratégia de produção e modelos de simulações rápidos.Existem diversos fatores que podem influenciar a estratégia escolhida, um dos fatores é o preço de venda de óleo e gás que têm um importante papel na determinação dos lucros das empresas. Porém, o preço é uma variável que segue um processo estocástico exógeno, ou seja, o seu valor varia de forma aleatória e é definido pelo mercado, e não pelas companhias, que possuem pouco controle sobre essa importante variável. Assim, para aumentar os lucros, as empresas devem buscar meios de minimizar os custos, maximizar produtividade e elevar a vida útil das reservas para manterem-se competitivas, Nakajima (2003).O presente trabalho tem por objetivo estudar a influência das incertezas e avaliar e mitigar os riscos na escolha da estratégia de produção; serão estudados os principais fatores econômicos e tecnológicos relativos ao processo de E&P de petróleo. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MIRANDA, Diogo Enrrico Ortelan. Impacto do preço de robustez na definição da estratégia de produção de petróleo. 2018. Dissertação de Mestrado.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.