Busca avançada
Ano de início
Entree

Um modelo de pré-despacho para o ambiente dos novos mercados de energia

Processo: 08/02315-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2008
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2010
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Sistemas Elétricos de Potência
Pesquisador responsável:Leonardo Nepomuceno
Beneficiário:Alessandro Lopes da Silva
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia (FE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil

Resumo

Apesar das alterações substanciais no mercado de energia decorrentes dos processos de desregulamentação e desverticalização em curso no Brasil, o setor elétrico brasileiro continua a ser planejado e operado com base em conceitos, metodologias e ferramentas computacionais desenvolvidos para o ambiente anterior à implantação dos novos mercados de energia. Este projeto de pesquisa tem como objetivo a concepção, implementação, solução e teste de um modelo de Pré-Despacho de Geração (PDG) para o ambiente de mercados de energia, que supra algumas das deficiências dos modelos de PDG adotados no Brasil. Assim, a abordagem proposta deve possuir características tais como: i) a introdução de aspectos associados aos mercados de energia internamente ao modelo de PDG; ii) a representação das inter-relações entre os mercados pool e bilateral em um único modelo de PDG; iii) a discretização do problema em base horária, possibilitando, de fato, a implementação de um mercado de curtíssimo prazo; iv) a avaliação da função de perdas hidráulicas como base para a adoção de lances de geradores hidráulicos no mercado pool.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Alessandro Lopes da. Um modelo de pré-despacho para o ambiente dos novos mercados de energia. 2010. 103 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Engenharia (Campus de Bauru). Bauru.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.