Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da variação populacional dos metabólitos secundários do arnicão (Lychnophora salicifolia Mart., Vernonieae, Asteraceae)

Processo: 08/02323-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2008
Vigência (Término): 31 de agosto de 2010
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Orgânica
Pesquisador responsável:Norberto Peporine Lopes
Beneficiário:Dayana Rubio Gouvea
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Asteraceae   Metabólitos secundários

Resumo

A família Asteraceae é caracterizada pela sua capacidade de produzir grande variedade de metabólitos secundários, que muitas vezes são responsáveis pelos efeitos terapêuticos ou tóxicos das plantas. A espécie Lychnophora salicifolia Mart. (Vernonieae, Asteraceae) é a espécie de maior distribuição geográfica e a mais polimórfica do gênero, ocorrendo na Serra do Espinhaço na Bahia, em Minas Gerais e no sudeste de Goiás. Variações temporais e espaciais no conteúdo total, bem como as proporções relativas de metabólitos secundários em plantas ocorrem em diferentes níveis (sazonais e diárias; intraplanta, interplantas e interespécies), e apesar da existência de um controle genético, a expressão gênica, assim como o próprio genótipo, podem sofrer modificações resultantes da interação de processos bioquímicos, fisiológicos, ecológicos e evolucionários. Dessa forma, fica claro a importância em se determinar as variações metabólicas infraespecíficas e populacionais quali- e quantitativas, bem como o estabelecimento de possíveis quimiotipos da espécie L. salicifolia utilizando métodos de análise modernos, rápidos e eficientes, como CLAE-DAD e CLAE-DAD-EM. A verificação de variação inter e intrapopulacional na produção destes metabólitos poderá ser de grande utilidade para estudos quimiotaxonômicos, principalmente no estabelecimento de marcadores químicos qualitativos e quantitativos e no estabelecimento de quimiotipos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GOUVEA, DAYANA RUBIO; MELONI, FERNANDO; BELLO RIBEIRO, ARTHUR DE BARROS; CALLEGARI LOPES, JOAO LUIS; LOPES, NORBERTO PEPORINE. A new HPLC-DAD-MS/MS method for the simultaneous determination of major compounds in the crude extract of Lychnophora salicifolia Mart. (Brazilian arnicao) leaves: Application to chemical variability evaluation. Analytica Chimica Acta, v. 748, p. 28-36, OCT 20 2012. Citações Web of Science: 14.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GOUVEA, Dayana Rubio. Estudo da variação populacional dos metabólitos secundários do arnicão (Lychnophora salicifolia Mart., Vernonieae, Asteraceae). 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.