Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização molecular do germoplasma de Mangifera indica e do patógeno Ceratocystis fimbriata

Processo: 08/02335-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2008
Vigência (Término): 30 de abril de 2010
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitotecnia
Pesquisador responsável:Maria Imaculada Zucchi
Beneficiário:Simone Rizatto
Instituição-sede: Instituto Agronômico (IAC). Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA). Secretaria de Agricultura e Abastecimento (São Paulo - Estado). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Melhoramento genético vegetal   Diversidade genética   Mangifera indica   Marcador molecular

Resumo

A manga é a fruta tropical mais aceita no mercado consumidor, não só pelas suas qualidades degustativas, mas também pelo seu valor nutricional. Em nível mundial a manga é um dos mais importantes e reconhecidos frutos na economia de regiões tropicais e subtropicais. Este projeto tem como objetivo à caracterização da variabilidade genética de 80 acessos de mangueira mantidos no banco ativo de germoplasma (BAG) do Instituto Agronômico utilizando marcadores microssatélites. Além disso, visa desenvolver bibliotecas enriquecidas com locos SSRs para o patógeno causador da seca-da-mangueira (Ceratocystis fimbriata) e otimizá-los para permitir a caracterização molecular dos isolados. O estudo utilizando marcadores SSRs no germoplasma brasileiro de manga é inédito e as informações obtidas auxiliarão na identificação e conservação da variabilidade genética. A disponibilização de marcadores SSRs para o fungo causador desta importante doença da cultura, permitirá mapear as regiões de ocorrência dos isolados e assim contribuir para o manejo da cultura e para a obtenção de resistência varietal.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RIZATTO, SIMONE; DE ARAUJO BATISTA, CARLOS EDUARDO; BAJAY, MIKLOS MAXIMILIANO; SIGRIST, MARIO SERGIO; ITO, MARGARIDA FUMIKO; MONTEIRO, MARIZA; CAVALLARI, MARCELO MATTOS; PINHEIRO, JOSE BALDIN; ZUCCHI, MARIA IMACULADA. A new set of microsatellite markers for the genetic characterization of Ceratocystis fimbriata, an economically important plant pathogen. CONSERVATION GENETICS RESOURCES, v. 2, n. 1, p. 55-58, DEC 2010. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.