Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação comparativa de diferentes métodos de quantificação de formas teciduais de Trypanosoma cruzi na infecção experimental.

Processo: 08/02003-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2009
Vigência (Término): 31 de julho de 2010
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Parasitologia - Protozoologia de Parasitos
Pesquisador responsável:Sérgio de Albuquerque
Beneficiário:Mariana Bryan Augusto
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Tecidos   Trypanosoma cruzi

Resumo

A doença de Chagas, determinada pelo agente etiológico Trypanosoma cruzi, ainda é considerada nas Américas Central e do Sul um problema de saúde pública, que atinge atualmente entre 16 a 18 milhões de indivíduos. A transmissão da doença de Chagas pode ocorrer de diversas maneiras, como por meio de vetores, transfusão de sangue, congênita, transplante de órgãos e via digestiva, entre outras. O parasita é conhecido por sua heterogeneidade no genótipo e fenótipo, talvez como resultado de seu método de propagação clonal, na qual é proposto que a mutação acumula em diferentes sub-populações do mesmo. No presente projeto de pesquisa propomos a introdução de uma técnica colorimétrica para caracterização de parâmetros para quantificação do parasitismo tecidual, utilizando-se como modelo de parasita um clone modificado geneticamente da cepa Cl Brener, o qual expressa ²-galactosidase. Camundongos machos da linhagem Balb/C serão divididos em quatro grupos sendo o Grupo I o controle negativo, sem infecção, e os demais sofrendo variações na forma de infecção, sendo via intraperitoneal, via subcutânea ou via oral. As curvas parasitêmicas serão realizadas por meio da coleta de sangue da cauda do animal em experimentação. Serão estudados o coração, fígado, baço, intestino e musculatura esquelética, sendo retirados e pesados e posteriormente divididos em três porções eqüitativas, das quais uma porção de cada órgão será submetidos às técnicas histológicas; o segundo terço será homogeneizado em de tampão de lise, sendo posteriormente submetido à avaliação quantitativa da enzima ²-galactosidase; o mesmo ocorrerá com o terceiro terço para posterior processamento e avaliação por RT-PCR.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
AUGUSTO, Mariana Bryan. Avaliação comparativa de diferentes métodos de quantificação de formas teciduais de Trypanosoma cruzi na infecção experimental. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.