Busca avançada
Ano de início
Entree

Importância relativa de processos físicos e biológicos na regulação do assentamento larval de cracas do entre-marés consolidado

Processo: 08/02030-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2008
Vigência (Término): 31 de julho de 2010
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Oceanografia - Oceanografia Biológica
Pesquisador responsável:Augusto Alberto Valero Flores
Beneficiário:Andreia Cristina Barbosa de Oliveira
Instituição Sede: Centro de Biologia Marinha (CEBIMAR). Universidade de São Paulo (USP). São Sebastião , SP, Brasil
Assunto(s):Reprodução   Desenvolvimento larval   Competências   Migração vertical
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Assentamento larval | Competência | Cracas | desenvolvimento larval | Migração vertical | Reprodução | Ecologia de sistemas costeiros

Resumo

É amplamente assumido que os mecanismos físicos de transporte são os principais responsáveis pela regulação do assentamento larval de invertebrados do entre-marés. A importância de processos biológicos é raramente considerada, embora se saiba que adaptações comportamentais promovem freqüentemente a retenção larval perto dos locais de emissão. Neste estudo, a craca Chthamalus bisinuatus, constituindo o povoamento dominante do mesolitoral da zona entre-marés, será objeto de estudo para avaliar comparativamente o papel de fatores físicos de transporte e parâmetros biológicos no controle da taxa de assentamento. A emissão larval será monitorada ao longo de uma série temporal com freqüência diária, durante a qual também será medida a taxa de assentamento e a variação da anomalia de maré e da velocidade e direção do vento. Desse modo, pretende-se comparar quanto da variação da taxa de assentamento é explicada pela atividade reprodutiva, e quanto é reflexo de mecanismos de transporte. Para inferir o potencial de retenção larval, será analisado o padrão de migração vertical das larvas de acordo com o ciclo nictemeral e o ciclo de maré.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BARBOSA, ANDREIA C. C.; GOMES, CRISTAL C.; PEREIRA, GILBERTO C.; BUENO, MARILIA; FLORES, AUGUSTO A. V.. Local biological drivers, not remote forcing, predict settlement rate to a subtropical barnacle population. Marine Ecology Progress Series, v. 543, p. 201-208, . (08/10085-5, 13/01446-2, 08/02030-6)
BARBOSA, ANDREIA C. C.; GOMES, CRISTAL C.; PEREIRA, GILBERTO C.; BUENO, MARILIA; FLORES, AUGUSTO A. V.. Local biological drivers, not remote forcing, predict settlement rate to a subtropical barnacle population. MARINE ECOLOGY-PROGRESS SERIES, v. 543, p. 8-pg., . (13/01446-2, 08/02030-6, 08/10085-5)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.