Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência de diferentes materiais na confecção de próteses fixas implanto-suportadas unitárias com diferentes diâmetros dos implantes osseointegrados. Estudo pelo método dos elementos finitos tridimensionais.

Processo: 08/02040-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2008
Vigência (Término): 31 de julho de 2010
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Materiais Odontológicos
Pesquisador responsável:Eduardo Piza Pellizzer
Beneficiário:Joel Ferreira Santiago Junior
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FOA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araçatuba. Araçatuba , SP, Brasil
Assunto(s):Método dos elementos finitos   Prótese dentária   Biomecânica   Implantes dentários

Resumo

A literatura científica ainda é escassa em relação á influência de diferentes materiais na confecção de próteses fixas implanto-suportadas unitárias em relação aos diferentes diâmetros dos implantes osseointegrados na distribuição das tensões; as suas manifestações e repercussões na prática clínica ainda não estão totalmente esclarecidas, sendo a fundamentação científica indispensável. Assim, o objetivo desta pesquisa será avaliar a influência do material protético na confecção de prótese fixa implanto-suportadas unitárias com diferentes diâmetros de implantes osseointegrados. Para o estudo serão elaborados 08 modelos, cada modelo representará uma seção de osso mandibular (osso esponjoso e cortical) com a presença apenas de um implante (Conexão Master Screw, São Paulo, Brasil) do tipo hexágono externo de 3,75x10mm (4 modelos) e de 5,00mx10mm (4 modelos) com coroas de porcelana feldspática, resina acrílica, resina composta e coroa liga de NiCr. Para confecção dos modelos serão utilizados os programas de desenho assistido: Rhinoceros® 3D 3.0 (NURBS Modeling for Windows, EUA) e SolidWorks® 2006 (SolidWorks Corp, Massachusetts, USA). Os desenhos tridimensionais serão exportados para o programa de elementos finitos NEI Nastran® 9.0 (Noran Engineering, Inc, EUA), para discriminação das regiões, geração da malha, aplicação da carga e análise. Os resultados serão visualizados através dos mapas de tensão Von Mises de cada modelo proposto, a fim de avaliar as variações individuais da distribuição das tensões no implante, na coroa e no osso.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.