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Prospecção e monitoramento informacional no contexto da inteligência competitiva: abordagem teórico-metodológica dos métodos, técnicas e tecnologias de informação nas empresas do arranjo produtivo local (APL) de Jaú - setor calçadista

Processo: 08/02053-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2008
Vigência (Término): 31 de março de 2010
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Ciência da Informação - Biblioteconomia
Pesquisador responsável:Marta Lígia Pomim Valentim
Beneficiário:Cíntia Gomes Pacheco
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Prospecção e monitoramento informacional   Inteligência competitiva   Arranjos produtivos locais   Gestão da informação   Tecnologias da informação e comunicação

Resumo

O contexto atual, altamente competitivo e intensificado pelo fenômeno da globalização, interfere diretamente nas organizações, impondo cada vez mais novos desafios, os quais influenciam substancialmente a efetividade das atividades organizacionais, por meio das tendências atuais e das inovações tecnológicas. Diante desse cenário dinâmico, as organizações estão mais vulneráveis aos aspectos do macroambiente, o que requer uma percepção acurada acerca do ambiente em que está inserida e, também, para dar sentido às manifestações do ambiente sem que prejudiquem o andamento dos negócios. Portanto, é necessário que as organizações interpretem o ambiente para garantir vantagem competitiva. A inteligência competitiva (IC) é compreendida como um processo que atua nessa perspectiva, uma vez que investiga o ambiente em que a empresa está inserida com o propósito de descobrir oportunidades e reduzir riscos, bem como diagnostica o ambiente interno organizacional, visando o estabelecimento de estratégias de ação de curto, médio e longo prazo (VALENTIM et al., 2003). As atividades de prospecção e monitoramento informacional são extremamente relevantes ao processo de IC. Elas se referem, respectivamente, à identificação e ao acompanhamento de informações relevantes ao negócio. Essas atividades são apoiadas por métodos, técnicas e tecnologias de informação e comunicação para subsidiar as atividades relativas à informação visando que sejam produzidos serviços e produtos que auxiliem no processo decisório organizacional. Nesse sentido, propõe-se uma investigação acerca das atividades relacionadas à informação através de um modelo de prospecção e monitoramento informacional na Associação Comercial e Industrial da cidade de Marília (ACIM), estado de São Paulo. A pesquisa visa auxiliar a associação no processo de busca e uso de informações relevantes ao negócio, possibilitando que realizem de maneira efetiva as atividades de prospecção e monitoramento informacional, visando o futuro promissor das empresas associadas. Inicialmente, viabiliza-se a aplicação desse modelo de prospecção e monitoramento retroalimentável, propiciando às empresas um conjunto de atividades que possam ser desempenhadas em um nível de complexidade tecnológica que permeará a competitividade do setor, bem como a identificação de necessidades informacionais e fontes de informação utilizadas pela associação. Posteriomente, considera-se relevante a elaboração de um guia de fontes informacionais, que contemplará as fontes relevantes que podem ser exploradas a fim de direcionar ações empresariais. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PACHECO, Cíntia Gomes. Prospecção e monitoramento informacional no contexto da inteligência competitiva em microempresas do ramo óptico da região de Marília - SP. 2010. 241 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Filosofia e Ciências. Marília.

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