Busca avançada
Ano de início
Entree

A formação continuada dos professores que ensinam matemática nas séries iniciais: uma experiência em grupo

Processo: 08/02090-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2008
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Maria Do Carmo de Sousa
Beneficiário:Monike Cristina Silva Bertucci
Instituição-sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Educação matemática   Educação continuada   Ensino de matemática   Desenvolvimento profissional

Resumo

Este projeto pretende investigar as implicações da constituição de um grupo de estudos pelos professores, na escola em que lecionam e do trabalho colaborativo, compartilhamento de saberes e experiências para o desenvolvimento profissional, a melhoria da prática docente e do ensino da matemática nas séries iniciais do Ensino Fundamental. As questões que nortearão o estudo são: "Quais estratégias um grupo de professores da rede pública estadual paulista desenvolve para discutir, refletir, estudar e analisar suas práticas e concepções sobre os conceitos matemáticos e seu ensino nas séries iniciais? Como (re)criaram o espaço de formação continuada na escola e configuraram o trabalho colaborativo? Quais são os impactos sofridos pelo grupo e as possibilidades de continuidade dos estudos frente às mudanças de orientação do trabalho pedagógico na escola?" A metodologia aplicada será a pesquisa-ação, modalidade em que a pesquisadora estará inserida no ambiente de pesquisa para, além de observar, intervir junto com os professores. Espera-se com isso, reunir informações, identificar e compreender as estratégias e alternativas vivenciadas como formação continuada para o desenvolvimento profissional desses professores no estudo dos conceitos matemáticos e seu ensino nas séries iniciais.