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Preferências e inclinações profissionais: evidências de validade

Processo: 08/02092-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2008
Vigência (Término): 30 de setembro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Fundamentos e Medidas da Psicologia
Pesquisador responsável:Ana Paula Porto Noronha
Beneficiário:Fernanda Ottati
Instituição Sede: Universidade São Francisco (USF). Campus Itatiba. Itatiba , SP, Brasil
Assunto(s):Interesses profissionais   Orientação vocacional   Avaliação psicológica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Avaliação Psicológica | Interesses Profissionais | Orientação Profissional | Orientação Profissional

Resumo

A orientação profissional tem como um dos principais objetivos o levantamento de características pessoais do adolescente e a reflexão sobre as possíveis carreiras em face das informações ocupacionais. Atualmente pesquisas apontam a necessidade de estudar outras variáveis, como por exemplo, levantar o perfil de interesses de grupos profissionais específicos e também investigar interesses profissionais em adultos. Nesse sentido, o presente estudo visa a busca de evidências de validade para a Escala de Aconselhamento Profissional (EAP) por meio da comparação com um instrumento que avalia inclinações profissionais, o Teste de Fotos de Profissões BBT-Br. Participarão da pesquisa aproximadamente 210 alunos, ambos os sexos, dos penúltimos e últimos anos de três cursos de graduação, Odontologia, Pedagogia e Análise de Sistemas, de universidades particulares da Região de Campinas. Os participantes responderão aos testes na própria universidade, após a assinatura ao Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Aplicação será coletiva, realizada pela pesquisadora, e o tempo previsto é de uma hora. Análise correlacional entre os testes EAP e BBT-Br deverá ser realizada, bem como análise de Variância (ANOVA) para se estudar as diferenças de preferências dos estudantes dos três cursos em relação às dimensões do EAP e eventuais diferenças entre as idades dos participantes, além do t de Student para avaliar diferenças entre sexos e entre instituições de ensino superior.

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