Busca avançada
Ano de início
Entree

Condição de próteses dentais removíveis: influência sobre a eficiência mastigatória, compostos sulfurados voláteis, formação de biofilme e transmissibilidade de microorganismos

Processo: 08/02122-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2008
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2010
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Clínica Odontológica
Pesquisador responsável:Altair Antoninha Del Bel Cury
Beneficiário:Sílvia Carneiro de Lucena
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Halitose   Prótese dentária

Resumo

O objetivo deste trabalho será avaliar a qualidade da prótese total de pacientes e a influência desta prótese sobre funções do sistema estomatognático. Pacientes portadores de prótese total, após aceitar as condições do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Unicamp, terão suas próteses avaliadas por meio de 6 indicadores: defeitos e sua extensão, conservação, estabilidade, retenção, oclusão e condição dos tecidos moles. Os pacientes serão então classificados de acordo com o índice obtido (satisfatório e insatisfatório). A classificação das próteses será correlacionada com a eficiência mastigatória (EFM), presença de Compostos Sulfurados Voláteis (CSV) e transmissibilidade microbiana (TRM). A EFM será avaliada pelo tamanho de partículas de alimentos testes após teste mastigatório. A presença de CSV será mensurada através do aparelho Halimeter®. A TRM consistirá na comparação da carga genética entre as espécies presentes na cavidade oral dos voluntários e a de seus familiares. Será aplicado ainda questionário para averiguar o grau de satisfação dos mesmos com suas próteses totais. Os resultados obtidos permitirão conhecer o grau de influência da qualidade da prótese nos fatores pesquisados. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE LUCENA, S. C.; GOMES, S. G. F.; DA SILVA, W. J.; DEL BEL CURY, A. A. Patients' satisfaction and functional assessment of existing complete dentures: correlation with objective masticatory function. Journal of Oral Rehabilitation, v. 38, n. 6, p. 440-446, JUN 2011. Citações Web of Science: 25.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LUCENA, Sílvia Carneiro de. Avaliação funcional de próteses totais e satisfação do paciente : correlação com performance mastigatória e limiar de deglutição. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Odontologia de Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.