Busca avançada
Ano de início
Entree

Parâmetros cinéticos da absorção de silício em cultivares de cana-de-açúcar e de arroz em solução nutritiva

Processo: 08/02581-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2008
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitotecnia
Pesquisador responsável:Carlos Alexandre Costa Crusciol
Beneficiário:Priscila Oliveira Martins
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Cana-de-açúcar   Nutrição vegetal   Arroz   Silício

Resumo

O silício é considerado, para o arroz e a cana-de-açúcar, um elemento de relevada importância, pois, em muitas situações, tem proporcionado maiores tolerâncias a estresses bióticos e abióticos. No entanto, em muitas situações não tem sido constatado efeito positivo do silício, o que pode estar relacionado a fatores genéticos quanto à capacidade em adquirir silício em baixa disponibilidade e/ou utilizar o elemento absorvido com maior eficiência. Os mecanismos de absorção presentes na interface solo-raiz são influenciados por eficiência fisiológica e pela morfologia radicular das plantas, representada pelo comprimento, superfície e raio médio das raízes. Assim, o presente trabalho tem por objetivo, mediante o acompanhamento da cinética de absorção de Si (Km, Vmáx e Cmin), encontrar respostas entre variedades de cana-de-açúcar e cultivares de arroz quanto à capacidade de absorção e utilização do silício, quando submetidas a condições distintas de disponibilidade e carência do elemento, procurando relacioná-las a parâmetros fisiológicos de absorção, parâmetros morfológicos de raízes e eficiência de utilização deste mineral. Serão realizados dois experimentos independentes, um para a cana-de-açúcar e outro para o arroz, em casa de vegetação, na Faculdade de Ciências Agronômicas/UNESP, em Botucatu-SP. O delineamento experimental de cada experimento será inteiramente casualizado, em esquema fatorial composto por dois cultivares distintos quanto ao acúmulo de silício para cana-de-açúcar (1- alto acúmulo: RB84-5486 e 2- baixo acúmulo: RB85-5536) e para arroz (1- alto acúmulo: Caiapó e 2- baixo acúmulo: Maravilha) e dois níveis de silício (suficiente e insuficiente), com quatro repetições. Serão avaliados os parâmetros cinéticos (Vmáx, Km e Cmin), parâmetros morfológicos da raiz (comprimento, diâmetro e superfície), matéria seca, teor e quantidade de Si acumulados na parte aérea e na raiz da cana-de-açúcar e do arroz. Os dados serão submetidos à analise de variância e aplicação do teste LSD a 5% de significância para as médias obtidas.Palavras-chave: cana-de-açúcar, arroz, silício, parâmetros cinéticos, parâmetros morfológicos, solução nutritiva.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MARTINS, Priscila Oliveira. Cinética de absorção de silício por cultivares de cana-de-açúcar e de arroz. 2010. 67 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciencias Agronomicas (Campus de Botucatu). Botucatu.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.