Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise da influência do Helicobacter pylori no padrão de metilação de genes relacionados ao mecanismo de reparo ao DNA e na instabilidade de microssatélites

Processo: 08/02678-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2008
Vigência (Término): 30 de setembro de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Marcelo Lima Ribeiro
Beneficiário:Marisa Claudia Alvarez de Prax
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Helicobacter pylori   Gastroenterologia   Metilação   Expressão gênica

Resumo

O Helicobacter pylori parece ser responsável por desencadear uma progressão patológica na mucosa gástrica que pode evoluir para o câncer gástrico. A infecção causa uma resposta inflamatória que é seguida de um aumento na produção de citocinas. Sugere-se que pacientes infectados por linhagens mais virulentas apresentem uma capacidade aumentada de produzir citocinas pró-inflamatórias IL-1b, IL-8, COX-2 e TNF-a, cujos níveis de expressão estão associados ao desenvolvimento do câncer gástrico. Durante este processo radicais livres de oxigênio e/ou nitrogênio são gerados, os quais causam danos oxidativos no DNA. Verificou-se, em pacientes com câncer gástrico, que as linhagens mais virulentas apresentam maiores índices de dano ao DNA nas células gástricas. Além disso, a infecção também é responsável por induzir apoptose e estimular a proliferação celular, causando assim alterações no turnover celular. A presença da bactéria aumenta os níveis de expressão da proteína pró-apoptótica Bax e reduz os níveis da anti-apoptótica Bcl-2. Além disso, sabe-se que a presença do H. pylori diminui o nível de expressão da enzima de reparo MGMT, e de alguns genes relacionados com o sistema MMR de reparo de DNA (hMLH1 e hMSH2). De fato, compreender quais seriam os fatores da bactéria e do hospedeiro responsáveis pelo desenvolvimento do câncer gástrico, bem como entender como estes diversos fatores se relacionam poderia contribuir para o melhor entendimento da carcinogênese gástrica. Desse modo, o presente trabalho tem como objetivo avaliar o papel do H. pylori no padrão de metilação de genes envolvidos com o mecanismo de reparo de DNA e estudar a relação entre a bactéria e a estabilidade genômica verificada através da instabilidade de microssatélite in vivo e in vitro.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALVAREZ, MARISA CLAUDIA; FERNANDES, JULIEN; MICHEL, VALERIE; TOUATI, ELIETTE; RIBEIRO, MARCELO LIMA. Effect of Helicobacter pylori Infection on GATA-5 and TFF1 Regulation, Comparison Between Pediatric and Adult Patients. Digestive Diseases and Sciences, v. 63, n. 11, p. 2889-2897, NOV 2018. Citações Web of Science: 3.
ALVAREZ, MARISA CLAUDIA; PLACIDO LADEIRA, MARCELO SADY; AFFONSO SCALETSKY, ISABEL CRISTINA; PEDRAZZOLI, JR., JOSE; RIBEIRO, MARCELO LIMA. Methylation Pattern of THBS1, GATA-4, and HIC1 in Pediatric and Adult Patients Infected with Helicobacter pylori. Digestive Diseases and Sciences, v. 58, n. 10, p. 2850-2857, OCT 2013. Citações Web of Science: 10.
ALVAREZ, MARISA C.; SANTOS, JULIANA C.; MANIEZZO, NATHALIA; LADEIRA, MARCELO S.; DA SILVA, ARTUR L. C.; SCALETSKY, ISABEL C. A.; PEDRAZZOLI, JR., JOSE; RIBEIRO, MARCELO L. MGMT and MLH1 methylation in Helicobacter pylori-infected children and adults. WORLD JOURNAL OF GASTROENTEROLOGY, v. 19, n. 20, p. 3043-3051, MAY 28 2013. Citações Web of Science: 25.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PRAX, Marisa Claudia Alvarez de. Análise da influência da infecção por Helicobacter pylori no padrão de metilação de genes envolvidos na carcinogênese gástrica. 2012. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.