Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da qualidade do ar na cidade de limeira(sp) empregando a Fluorescência de Raios X por reflexão total com radiação síncrotron

Processo: 08/02443-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2009
Vigência (Término): 31 de agosto de 2010
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Sanitária - Saneamento Ambiental
Pesquisador responsável:Silvana Moreira
Beneficiário:Felippe Benavente Canteras
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Poluição atmosférica   Fluorescência de raio X   Material particulado

Resumo

A atmosfera é atualmente o alvo de preocupações científicas cada vez maiores, uma vez que é justamente na atmosfera que ocorrem diversas transformações gasosas que podem gerar mudanças climáticas globais e ainda causar sérios danos à fauna e flora. É ainda na atmosfera que é lançado grande parte dos poluentes produzidos por ações antrópicas, como as emissões industriais e veiculares, ou ainda poluentes gerados por ações naturais como, por exemplo, as provenientes das queimadas e de emissões vulcânicas. Devido a essa crescente conscientização sobre a importância da atmosfera, foram elaborados padrões e índices de qualidade do ar, que estabelecem os critérios de qualidade do ar, através da quantidade de emissão permitida de certos poluentes na atmosfera. A partir desses parâmetros, pode-se classificar a qualidade do ar em uma determinada região. Este projeto tem como objetivo avaliar a qualidade do ar do município de Limeira, com a análise das amostras coletadas pelo sistema de filtração seqüencial elaborado na FEC/UNICAMP e instalados no CESET/UNICAMP. A partir das amostras coletadas, será feita a análise do material particulado nas duas frações, a fina (inalável) e a grossa (não inalável) utilizando a técnica de Fluorescência de Raios X por Reflexão Total (TXRF) com a finalidade de avaliar as concentrações elementares nas frações grossa e fina do material particulado, sendo possível assim, fazer uma determinação provável das fontes emissoras dos poluentes e sua contribuição no material particulado.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CANTERAS, FELIPPE BENAVENTE; MOREIRA, SILVANA; DE FARIA, BRUNA FERNANDA. Study of main and signature sources of particulate matter pollutants in Limeira City (Brazil) using SR-TXRF. X-RAY SPECTROMETRY, v. 42, n. 4, SI, p. 290-298, JUL-AUG 2013. Citações Web of Science: 2.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CANTERAS, Felippe Benavente. Avaliação da qualidade do ar na cidade de Limeira (SP) empregando a fluorescência de raios X por reflexão total com radiação síncrotron. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.