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Novas práticas de avaliação de projetos para a arquitetura escolar no estado de são paulo

Processo: 08/03520-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2009
Vigência (Término): 31 de agosto de 2011
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Projeto de Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Doris Catharine Cornelie Knatz Kowaltowski
Beneficiário:Paula Roberta Pizarro Pereira
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:04/15737-0 - O processo de projeto em arquitetura: da teoria a tecnologia, AP.TEM
Assunto(s):Metodologia de projeto

Resumo

As pesquisas sobre o ambiente escolar e a arquitetura mais apropriada concentram-se em aspectos de metodologia de ensino, pedagogia, conforto e produtividade de aprendizagem. Em muitos países o processo de projeto recebe apoio de organizações especializadas nas questões do ambiente escolar. Este apoio apresenta-se em várias formas: publicações, manuais, estudos de caso, com informações atualizadas de pesquisas na área, bem como disposição de ferramentas de avaliação para melhorar o processo de projeto escolar. Na última década os projetos de edifícios escolares no estado de São Paulo vêm sendo conduzidos pelos catálogos elaborados pela FDE - Fundação para o Desenvolvimento da Educação. Estes contêm um Programa Arquitetônico e uma lista de elementos de construção pré-fabricada como suporte ao processo de projeto. Os resultados de tal processo são projetos que nem sempre apresentam as melhores condições para espaços de ensino/aprendizagem. Aspectos de conforto ambiental e as necessidades reais dos usuários são pouco detalhados nos procedimentos da FDE. Este trabalho tem como objetivo principal propor uma mudança de processo de projeto atualmente desenvolvido pela FDE, no Estado de São Paulo, a fim de aumentar a qualidade da arquitetura escolar. O processo atual será caracterizado e projetos da própria FDE serão avaliados através de ferramentas selecionadas na revisão bibliográfica, com o intuito de formular uma ferramenta de avaliação específica e identificar elementos para a criação de um ambiente mais rico e estimulante para o profissional de projeto escolar. Este ambiente deve consistir de acessos às informações (normas, dados de estudos de caso, resultados de pesquisas sobre o ambiente escolar e da relação ambiente-produtividade entre outros) e ferramentas de análise de projetos arquitetônicos. A pesquisa usará dados locais (projetos da FDE) como base, pela grande disseminação de projetos semelhantes no Estado e no país. Desta forma vislumbra-se a transposição dos resultados a outros universos da arquitetura escolar no Brasil. Este estudo é parte de um extenso projeto de pesquisa desenvolvido juntamente ao departamento de arquitetura e construção da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, fazendo parte de um projeto temático FAPESP (2004 15737-0). Seus resultados devem contribuir para a adoção de um novo processo de projeto que aumentara a qualidade da arquitetura escolar.

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