Busca avançada
Ano de início
Entree

Formação e desenvolvimento de biofilme de Candida spp. sobre a superfície de resina a base de poli(metilmetacrilato) na presença de saliva, plasma e agente antifúngico: efeitos sobre fatores de virulência, morfologia e quantificação do biofilme

Processo: 08/03210-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2008
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2011
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Clínica Odontológica
Pesquisador responsável:Altair Antoninha Del Bel Cury
Beneficiário:Priscila Nogueira Gomes
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Prótese dentária   Resinas acrílicas   Candida   Antifúngicos   Biofilmes

Resumo

A candidose é a infecção oral fúngica mais comum em usuários de próteses dentais removíveis, sendo a Candida albicans apontado como o principal agente etiológico. Contudo, outras espécies de Candida podem ser responsáveis por até 50% dos casos de candidose. Este estudo objetiva avaliar in vitro o biofilme de C. albicans e C. glabrata formados sobre a superfície de resina a base de poli(metilmetacrilato) tratadas com saliva, plasma e a presença concomitante de ambos, situações comumente encontradas durante a manifestação clínica da candidose. Será avaliada ainda a formação do biofilme na presença de agente antifúngico (fluconazol). Os biofilmes formados nessas condições serão pesquisados quanto a sua morfologia, atividade celular metabólica, bem como os seus fatores de virulência. A quantificação dos biofilmes será realizada pela atividade celular metabólica através da redução mitocondrial de XTT. Para a analise morfológica será empregado o microscópio de varredura confocal a laser e o microscópio eletrônico de transmissão. A virulência destes biofilmes será avaliada por meio da mensuração das enzimas produzidas em função da exposição ao agente antifúngico e proteínas salivares e plasmáticas. Os resultados obtidos serão avaliados com testes estatísticos a serem definidos após análise exploratória dos mesmos.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GOMES, PRISCILA NOGUEIRA; DA SILVA, WANDER JOSE; POUSA, CAMILA CORDEIRO; ORSINI NARVAES, ELIENE APARECIDA; DEL BEL CURY, ALTAIR ANTONINHA. Bioactivity and cellular structure of Candida albicans and Candida glabrata biofilms grown in the presence of fluconazole. ARCHIVES OF ORAL BIOLOGY, v. 56, n. 11, p. 1274-1281, NOV 2011. Citações Web of Science: 15.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GOMES, Priscila Nogueira. Bioatividade, bioestrutura e morfologia de biofilmes de Candida spp. desenvolvidos na presença de fluconazol. 2011. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Odontologia de Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.