Busca avançada
Ano de início
Entree

Prevalência e Severidade da Hipomineralização Molar-Incisivo em escolares da rede pública e privada.

Processo: 08/03247-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2008
Vigência (Término): 31 de março de 2010
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Clínica Odontológica
Pesquisador responsável:Lourdes Aparecida Martins dos Santos-Pinto
Beneficiário:Fabiano Jeremias
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FOAr). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Odontopediatria   Epidemiologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:defeitos esmalte | Epidemiologia | Hmi | Incisivo permanente | Molar permanente | Odontopediatria

Resumo

A hipomineralização molar-incisivo (HMI) é um distúrbio de desenvolvimento que acomete primeiros molares e incisivos permanentes, com prevalência que varia de 3,6 a 25%. O esmalte se apresenta frágil, podendo se destacar facilmente e expor a dentina, favorecendo a sensibilidade dentária e o estabelecimento de lesão cariosa. Os fatores etiológicos apontados como responsáveis por esta alteração estão freqüentemente associados a doenças de infância nos primeiros anos de vida. O tratamento depende da severidade do caso, podendo envolver desde restaurações diretas até exodontias. O objetivo deste estudo será avaliar a freqüência e severidade de HMI entre as crianças do ensino público e privado, na cidade de Araraquara/SP, Brasil. Será realizado exame clínico da cavidade bucal de 1036 escolares do ensino fundamental, com idade entre 6 a 10 anos, para o registro dos sinais de HMI, índices CPO-D (dentes permanentes cariados, perdidos e obturados), ceo-d (dentes decíduos cariados, extraídos e obturados) e DDE (defeitos de desenvolvimento do esmalte). Um questionário semi-estruturado será aplicado às crianças para avaliação dos sintomas da hipomineralização e um questionário estruturado será enviado aos pais/responsáveis das crianças, a fim de identificar o perfil sócio-econômico e obter informações sobre a histórica médica da criança no primeiro ano de vida. Os dados serão tabulados e analisados estatisticamente ao nível de significância 0,05.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SOUZA, J. F.; JEREMIAS, F.; COSTA-SILVA, C. M.; SANTOS-PINTO, L.; ZUANON, A. C. C.; CORDEIRO, R. C. L.. Aetiology of molar-incisor hypomineralisation (MIH) in Brazilian children. EUROPEAN ARCHIVES OF PAEDIATRIC DENTISTRY, v. 14, n. 4, p. 6-pg., . (08/03247-9)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
JEREMIAS, Fabiano. Hipomineralização molar-incisivo: prevalência, severidade e etiologia em escolares de Araraquara. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Odontologia. Araraquara Araraquara.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.