Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da densidade do transportador dopaminérgico utilizando [99mTc]-TRODAT-1 e SPECT em pacientes com movimentos periódicos das pernas após teste de esforço máximo

Processo: 08/03319-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2009
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2011
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Educação Física
Pesquisador responsável:Marco Túlio de Mello
Beneficiário:Daniel Alves Cavagnolli
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Psicobiologia   Exercício físico   Dopamina   Tomografia computadorizada por emissão de fóton único

Resumo

Sabe-se que a Síndrome das Pernas Inquietas (SPI) e o Movimento Periódicos das Pernas (MPP) são patologias com características distintas e a descrição do MPP foi realizada em função da SPI. No entanto, pelo fato da origem destes distúrbios ainda não estar bem esclarecida, as formas de abordagem terapêutica, na maioria das vezes, são apresentadas de forma concomitante. Atualmente existem diversas substâncias para o tratamento farmacológico, como, por exemplo, os agentes dopaminérgicos, os opiáceos, os benzodiazepínicos, os anticonvulsivantes e o ferro. De acordo com os estudos que avaliam o seu tratamento, não somente os precursores da dopamina (DA), mas também os agonistas dopaminérgicos, melhoram os sintomas da SPI-MPP, visto que os antagonistas dopaminérgicos geralmente exarcebam os sintomas. A influência do exercício físico na melhora dos sintomas da SPI-MPP também tem sido investigada no tratamento não farmacológico dessa patologia. Objetivo: Avaliar a densidade do transportador de DA em pacientes que apresentam MPP antes e após um exercício físico agudo. Métodos: Os voluntários realizarão uma PSG basal para a avaliação do padrão de sono e do índice do MPP. Após a PSG basal será realizado o SPECT basal. Dentro de uma semana os voluntários realizarão um TEM no período da manhã e um SPECT e PSG no período noturno para avaliar os efeitos do exercício físico agudo no DAT e no padrão do sono.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CAVAGNOLLI, DANIEL ALVES; ESTEVES, ANDREA MACULANO; VIEIRA CASTIGLIONE, MARIO LUIZ; BATISTA, ILZA ROSA; BRESSAN, RODRIGO AFONSECA; TUFIK, SERGIO; DE MELLO, MARCO TULIO. Dopamine Transporter Shown by SPECT in Patients with Periodic Leg Movement after Acute Physical Exercise. MEDICINE AND SCIENCE IN SPORTS AND EXERCISE, v. 45, n. 2, p. 224-229, FEB 2013. Citações Web of Science: 5.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.