Busca avançada
Ano de início
Entree

Transformações agrícolas na sociedade krahô

Processo: 08/03634-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2008
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia - Antropologia Rural
Pesquisador responsável:Mauro William Barbosa de Almeida
Beneficiário:Fernando de Niemeyer
Instituição-sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Representações sociais   Territorialidade

Resumo

Este estudo pretende analisar as questões e conflitos na região do alto Tarauacá (Acre), relativos às relações entre "índios isolados" e outros atores presentes na região: os indígenas secularmente articulados à sociedade nacional (Kaxinawá), os ribeirinhos (ex-seringueiros) e os agentes da FUNAI. Enfocarei as representações e práticas classificatórias que estes últimos atores empregam acerca de si próprios e sobre os "isolados" em particular, bem como suas representações sobre o território e a forma de uso do ambiente. O projeto pretende analisar ainda as ações e estratégias dos grupos articulados à sociedade nacional (sobretudo Kaxinawá, além de ribeirinhos ex-seringueiros e agentes da FUNAI) e sua interação com os "isolados", bem como as ações destes em relação aos seus vizinhos. Com isto, estarei levantando questões sobre as territorialidades conflitantes nas relações entre as populações de fronteira no alto Tarauacá, e sobre o próprio lugar da territorialidade nas estratégias indígenas e não-indígenas na região. As configurações etnográficas ali encontradas serão, por sua vez, articuladas a questões mais amplas, referentes, sobretudo, às relações entre Estado, território e estratégias indígenas não territoriais.O estudo será realizado a partir da situação do Posto de Vigilância Foz do Douro (Terra Indígena Alto Tarauacá), apoiado em minha experiência (2005-2006) como indigenista da FUNAI, a ser complementada com trabalho de campo adicional.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
NIEMEYER, Fernando de. Cultura e agricultura : resiliência e transformação do sistema agrícola krahô. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.