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Estudo das propriedades mecânicas de compósitos de matriz de titânio reforçados com fibras de carbeto de silício

Processo: 08/03662-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2008
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2011
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Aeroespacial
Pesquisador responsável:Carlos Alberto Alves Cairo
Beneficiário:Erika Peterson Gonçalves
Instituição Sede: Divisão de Engenharia Mecânica (IEM). Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Ministério da Defesa (Brasil). São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Infiltração (metalurgia)   Propriedades mecânicas   Carbeto de silício   Titânio
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Carbeto de silício | Carbeto de Titânio | infiltração | Propriedades mecânicas | SiC | Ti | titânio | Materiais Compósitos

Resumo

No âmbito de desenvolver novos materiais com propriedades sine qua non e com aplicabilidade para a indústria aeroespacial, tais como os materiais destinados a uso estrutural que suportem temperaturas de trabalho muito elevadas tais como o compósito de titânio reforçado com fibras orientadas de carbeto de silício. Esses compósitos apresentam-se como candidatos para este tipo de aplicação pois não sofrem danos em suas propriedades mecânicas quando expostos a elevadas temperaturas de trabalho, sendo essa uma maneira de aumentar a tolerância ao dano de estruturas que podem ser sujeitadas ao aquecimento excessivo. As ligas atuais de titânio podem suportar temperaturas de até 550ºC sob carga, nível ainda insuficiente para as necessidades dos veículos modernos de reentrada. O desenvolvimento proposto neste projeto é o estudo termomecânico dos compósitos metal/cerâmico obtidos por rotas originais e de baixo custo. Esses materiais já estão sendo estudados, sendo que sua obtenção foi atingida com eficácia em projeto anterior, cujo resultou em dissertação de mestrado. Como continuidade deste trabalho propõem-se o estudo das propriedades termomecânicas desses materiais baseados em diferentes matrizes de titânio. Espera-se que esses materiais suportem temperaturas em torno de 800ºC por longos períodos de tempo e de resistência específica por longos períodos de tempo e rigidez específica superiores as ligas de titânio convencionais. A presente proposta visa o aprimoramento das técnicas de fabricação dos materiais estruturais de última geração e estudo detalhado de seu comportamento mecânico, visando diminuir a dependência tecnológica do país no setor aeroespacial. (AU)

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