Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito direto e transdentinário do LED 660 nm sobre células de linhagem odontoblástica.

Processo: 08/03663-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2008
Vigência (Término): 31 de julho de 2009
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:Carlos Alberto de Souza Costa
Beneficiário:Marcela Martini Tagliani
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FOAr). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Cultura de células   Odontoblastos   Patologia

Resumo

Na fototerapia aplicada à biotecnologia, lasers e LEDs têm sido utilizados em busca de efeitos bioestimulatórios. Na odontologia, eles têm sido aplicados na tentativa de amenizar os sintomas da hipersensibilidade dentinária. Todavia, os mecanismos de resposta dos odontoblastos frente à irradiação por lasers e LEDs não são totalmente conhecidos. O objetivo da presente pesquisa é avaliar o efeito do LED, em específicos parâmetros, sobre células de linhagem odontoblástica MDPC-23, bem como o efeito indireto (transdentinário) do LED em parâmetros específicos sobre células de linhagem odontoblástica MDPC-23. Para isso, em um primeiro experimento, células serão bioestimuladas. A segunda parte do experimento consiste em avaliar a bioestimulação transdentinária do LED. Em ambos serão avaliados metabolismo e morfologia celular, bem como a regulação da atividade enzimática (fosfatase alcalina) e o conteúdo de proteína total, complementado pela análise da expressão gênica (RT-PCR) de proteínas típicas da matriz de dentina que codificam para colágeno tipo I (Col-1) e fibronectina (FN). Por fim, os dados serão analisados estatisticamente.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
TAGLIANI, Marcela Martini. Resposta de celúlas odontoblastóides MDPC-23 irradiadas com LED de 630nm. 2010. 70 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Odontologia (Campus de Araraquara). Araraquara.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.