Busca avançada
Ano de início
Entree

Transplante de células hepáticas estreladas produtoras de fator IX da coagulação sanguínea humana em camundongos NOD/SCID

Processo: 08/04264-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2008
Vigência (Término): 31 de agosto de 2011
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Dimas Tadeu Covas
Beneficiário:Andrielle de Castilho Fernandes
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Modelos animais   Hemofilia B   Cromossomo X   Coagulação sanguínea

Resumo

A Hemofilia B é uma doença ligada ao cromossomo X e consiste na deficiência do fator IX da coagulação sanguínea. O cDNA relativo ao fator IX apresenta 1.4 kb e codifica uma proteína de 281 aminoácidos e peso molecular de 57 kDa. Atualmente, existe no Brasil cerca de 1300 pacientes hemofílicos B e a forma de tratamento envolve o uso do fator IX derivado do plasma (pdFIX). Durante nosso mestrado, foi gerada uma molécula rhFIX, com mutações que a difere da já existente no mercado. Sendo assim, o desenvolvimento de estudos sobre a eficácia e a funcionalidade dessa molécula in vivo se faz necessário. Considerando que o fator IX é principalmente secretado no fígado e que existem similaridades entre as células-tronco mesenquimais e células pericitianas hepáticas, este projeto propõe a montagem de novos vetores lentivirais que contenham regiões enhancers associadas ao fígado e promotoras associadas a genes altamente expressos em células hepáticas estreladas (HSCs). Pouco se sabe sobre a receptibilidade das HSCs às modificações gênicas e se são capazes de sintetizar o fator IX humano recombinante (rhFIX) biologicamente ativo tanto in vitro quanto in vivo. Portanto, este projeto explorará o potencial dessas células primárias e da linhagem celular hepática estrelada (LX-2), in vitro, para a produção da proteína recombinante e também investigará o potencial das HSCs primárias e LX-2 modificadas geneticamente com rhFIX para terapia celular da Hemofilia B em modelo animal. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FEMANDES, ANDRIELLE DE CASTILHO; FONTES, APARECIDA; GONSALES, NATHALIA; SWIECH, KAMILLA; PICANCO-CASTRO, VIRGINIA; FACA, SANDRA; COVAS, DIMAS. Stable and high-level production of recombinant Factor IX in human hepatic cell line. Biotechnology and Applied Biochemistry, v. 58, n. 4, p. 243-249, JUL-AUG 2011. Citações Web of Science: 10.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.