Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da alteração do suporte oclusal na mastigação de portadores de próteses removíveis

Processo: 08/04365-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2008
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2011
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Clínica Odontológica
Pesquisador responsável:Renata Cunha Matheus Rodrigues Garcia
Beneficiário:Alfonso Sánchez Ayala
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Prótese parcial removível   Prótese total   Mastigação

Resumo

Na atualidade, não existe evidência científica sólida que determine a importância que cada dente reabilitado tem na mastigação de portadores de próteses removíveis. O objetivo deste estudo é determinar o impacto produzido pela alteração específica do suporte oclusal na mastigação de portadores de próteses removíveis. O delineamento experimental será do tipo pareado e a amostra será constituída de 20 voluntários, com edentulismo total no maxilar superior e parcial classe I de Kennedy no maxilar inferior (presença dos dentes anteriores até caninos), com idades entre 40-60 anos. Os voluntários serão reabilitados convencionalmente com prótese total (PT) superior e prótese parcial removível (PPR) inferior, com a exceção de que os dentes artificiais desta última serão passíveis de remoção e recolocação nas respectivas bases de prótese, com a finalidade de alterar seletivamente e intencionalmente o suporte oclusal e conseqüentemente o número de pares oclusais. Assim, todos os voluntários receberão novas PTs e PPRs confeccionadas com todos os dentes artificiais posteriores, até os segundos molares. Após um período de 60 dias de uso das mesmas, o número de contatos oclusais será registrado. A alteração do suporte oclusal será possibilitada pela remoção e reposição seletiva dos dentes artificiais na base da PPR inferior, determinando 7 condições: (G1) presença de todos os dentes artificiais posteriores até segundos molares (controle positivo); (G2) presença dos dentes artificiais até primeiros pré-molares (controle negativo); (G3) presença dos dentes artificiais até segundos pré-molares; (G4) presença dos dentes artificiais até primeiros molares; (G5) remoção bilateral específica dos dentes primeiros molares artificiais; (G6) remoção bilateral específica dos dentes segundos pré-molares artificiais; e (G7) remoção bilateral específica dos dentes primeiros pré-molares artificiais. A remoção dos dentes artificiais será específica, e os mesmos serão reposicionados após cada avaliação da mastigação de todos os voluntários. Desta maneira, esta será avaliada por meio do cálculo da performance e eficiência mastigatórias e das funções de seleção e fratura, segundo cada variação de suporte oclusal, a cada 10 dias. Para isto, serão utilizados os métodos de trituração de material teste mastigável Optocal e análise do peneirado do material triturado. Durante a mensuração da performance e eficiência mastigatórias serão obtidos registros cinesiográficos qualitativos e quantitativos do padrão de movimento mastigatório nos planos frontal e sagital. Finalmente, a habilidade mastigatória será analisada por meio de um questionário tipo Likert. Os dados obtidos serão posteriormente submetidos à análise exploratória, e testes estatísticos apropriados serão aplicados com a finalidade de encontrar possível relação entre as variáveis de estudo.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SANCHEZ-AYALA, ALFONSO; SIMEK VEGA GONCALVES, THAIS MARQUES; BOVI AMBROSANO, GLAUCIA MARIA; MATHEUS RODRIGUES GARCIA, RENATA CUNHA. Influence of Length of Occlusal Support on Masticatory Function of Free-End Removable Partial Dentures: Short-Term Adaptation. JOURNAL OF PROSTHODONTICS-IMPLANT ESTHETIC AND RECONSTRUCTIVE DENTISTRY, v. 22, n. 4, p. 313-318, JUN 2013. Citações Web of Science: 5.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
AYALA, Alfonso Sánchez. Efeito da alteração do suporte oclusal na mastigação de portadores de próteses removíveis. 2011. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Odontologia de Piracicaba Piracicaba, SP.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.