Busca avançada
Ano de início
Entree

Anatomia e filogenia do gênero Eurytellina (Tellinidae: Tellinoidea)

Processo: 08/04833-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2008
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Taxonomia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Luiz Ricardo Lopes de Simone
Beneficiário:Rodrigo Cesar Marques
Instituição-sede: Museu de Zoologia (MZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Moluscos   Bivalvia   Sistemática   Biodiversidade   Zoologia (classificação)   Malacologia   Análise cladística

Resumo

Neste projeto pretende-se realizar uma análise cladística do gênero de Bivalvia Eurytellina (Fischer, 1887) (Tellinidae: Tellinoidea), tratado por alguns autores como subgênero de Tellina Linnaeus, 1758, táxon de ampla abrangência geográfica, encontrado tanto no Oeste Atlântico, quanto no Pacifico Leste. Eurytellina, bem como todos os outros telinídeos, não apresenta um número considerável de estudos envolvendo anatomia e morfologia de partes moles. Realizar-se-á uma descrição anatômica, seja de caracteres conquiliológicos, seja de partes moles, assim como um completo tratamento taxonômico de quase todas as espécies do gênero, depositadas na coleção do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo, e provenientes de empréstimos obtidos em outras instituições, além daqueles obtidos por coleta. Após uma completa análise comparativa de levantamento de caracteres, uma matriz será elaborada com vistas a uma análise cladística. Essa será seguida por discussões a respeito da filogenia de Eurytellina, bem como sua posição filogenética e taxonômica entre os outros táxons correlatos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARQUES, RODRIGO CESAR; SIMONE, LUIZ RICARDO L. A NEW SPECIES OF ERVILIA FROM NORTH BRAZIL (BIVALVIA, SEMELIDAE). JOURNAL OF CONCHOLOGY, v. 40, n. 6, p. 651-655, DEC 2011. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.