Busca avançada
Ano de início
Entree

Revisão taxonômica das vespas-bandeira do gênero Hyptia (Hymenoptera, Evaniidae)

Processo: 08/04661-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2008
Vigência (Término): 31 de julho de 2012
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Taxonomia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Carlos Roberto Ferreira Brandão
Beneficiário:Ricardo Kawada
Instituição-sede: Museu de Zoologia (MZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Revisão taxonômica   Filogenia   Vespas   Banco de dados   Região neotropical

Resumo

Dentre os gêneros atuais de Evaniidae, Hyptia Illiger é o quarto mais rico em espécies (50), somente atrás de Prosevania Kieffer (102), Evaniella Bradley (73) e Evania Fabricius (67). Sua distribuição é restrita ao Novo Mundo, com maior representatividade na região Neotropical; ao que tudo indica suas larvas são predadoras dos ovos de baratas inseridos em ootecas. Suas espécies são diagnosticadas pela venação relativamente reduzida na asa anterior; metasoma circular pequeno com ovipositor oculto, além da notáulice usualmente ausente. Apesar de grandes contribuições de outros autores feitas em nível supragenérico, a quase totalidade das espécies não pode ser identificada segundo os conceitos atuais, dado o dimorfismo sexual acentuado, existência de complexos miméticos, descrições inapropriadas baseadas em poucos exemplares, dados de distribuição não confiáveis e ilustrações e chaves de identificação inadequadas, tornando este projeto imprescindível para o melhor conhecimento da família. Comparativamente, Hyptia é um táxon bem delimitado e monofilético, tendo sido escolhido, portanto, para esta proposta de revisão, organização e ampliação do conhecimento taxonômico e filogenético. Pretende-se, com o refinamento do conhecimento taxonômico das espécies já conhecidas; identificar e descrever as espécies eventualmente novas; elaborar uma chave de identificação; ampliar o registro geográfico; ilustrar as espécies novas e as já descritas; bem como elaborar um banco de dados referente ao gênero, na tentativa de melhor entender as relações filogenéticas inter-específicas.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MULLINS, PATRICIA L.; KAWADA, RICARDO; BAHOFF, JAMES P.; DEANS, ANDREW R. A revision of Evaniscus (Hymenoptera, Evaniidae) using ontology-based semantic phenotype annotation. ZOOKEYS, n. 223, p. 1-38, 2012. Citações Web of Science: 14.
KAWADA, RICARDO. Pictorial key for females of Decevania Huben (Hymenoptera, Evaniidae) and description of a new species. ZOOKEYS, n. 116, p. 59-84, 2011. Citações Web of Science: 5.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.