Busca avançada
Ano de início
Entree

Biodiversidade de Culicidae e sua interação com arboviroses e malária na Mata Atlântica

Processo: 08/05618-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2008
Vigência (Término): 30 de abril de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Epidemiologia
Pesquisador responsável:Maria Anice Mureb Sallum
Beneficiário:Gabriel Zorello Laporta
Instituição-sede: Faculdade de Saúde Pública (FSP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:05/53973-0 - Sistemática de Anopheles (Nyssorhynchus) (Diptera: Culicidae), AP.TEM
Assunto(s):Saúde pública   Biodiversidade   Malária   Arbovirus   Culicidae

Resumo

Introdução - Interações complexas estão presentes entre a biodiversidade de mosquitos (Diptera, Culicidae) e as dinâmicas de transmissão de arbovírus e plasmódios que são agentes infecciosos que podem causar moléstias em humanos e outros animais. Objetivos - Aplicar método de distribuição potencial de habitats para mosquitos vetores de arbovírus e de plasmódios no Vale do Ribeira, sudeste do Estado de São Paulo, sub-região Serra do Mar da Mata Atlântica. Em escala local nessa região, relacionar a heterogeneidade espacial com a biodiversidade e esta com a dinâmica de transmissão de malária no Parque Estadual da Ilha do Cardoso. Métodos - Foram elaborados mapas de distribuição espacial dos vetores de arbovírus: Aedes serratus, Aedes scapularis e Psorophora ferox. Os mapas gerados para Anopheles cruzii, Anopheles bellator e Anopheles marajoara foram correlacionados com a distribuição espacial de malária. As correlações entre heterogeneidade espacial e biodiversidade de mosquitos foram estabelecidas com o emprego de modelos estatísticos de regressão. Foi elaborado modelo matemático para explicar o efeito da biodiversidade na transmissão de plasmódios. Resultados - As pessoas estão mais expostas às picadas de Ae. serratus, Ae. scapularis e Ps. ferox em áreas mais quentes e chuvosas. A correlação entre An. marajoara e o padrão espacial da malária foi positiva e significativa, enquanto que An. cruzii e An. bellator não foram importantes. Demonstrou-se que o aumento da heterogeneidade espacial está correlacionado, positivamente, com a biodiversidade de mosquitos. Níveis mais elevados de diversidade de mosquitos e de aves e mamíferos foram associados com risco menor de transmissão de plasmódios. Conclusões - A modelagem de distribuição potencial de habitats é uma ferramenta para a vigilância de vetores de arbovírus. Recomenda-se maior atenção ao An. marajoara que poderia ser vetor secundário de plasmódios em áreas abertas, naturais e desmatadas, da Mata Atlântica. A diversidade de plantas aumenta a heterogeneidade espacial, e esta pode ter efeito positivo à biodiversidade de mosquitos. Maiores diversidades de mosquitos, aves e mamíferos poderiam diminuir o número de picadas infectivas de An. cruzii. Pesquisas futuras sobre a epidemiologia dessas doenças deveriam incluir os seguintes temas: mudanças climáticas e arboviroses, heterogeneidade espacial e mosquitos, e biodiversidade e malária. Descritores: Ambiente e Saúde Pública; Epidemiologia; Mata Atlântica; Ecologia; Biodiversidade; Distribuição espacial; Modelos estatísticos; Malária-vivax; Arboviroses; Vetores. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LAPORTA, GABRIEL ZORELLO; RIBEIRO, MILTON CEZAR; RAMOS, DANIEL GARKAUSKAS; MUREB SALLUM, MARIA ANICE. Spatial distribution of arboviral mosquito vectors (Diptera, Culicidae) in Vale do Ribeira in the South-eastern Brazilian Atlantic Forest. Cadernos de Saúde Pública, v. 28, n. 2, p. 229-238, Fev. 2012. Citações Web of Science: 6.
LAPORTA, GABRIEL ZORELLO; RAMOS, DANIEL GARKAUSKAS; RIBEIRO, MILTON CEZAR; MUREB SALLUM, MARIA ANICE. Habitat suitability of Anopheles vector species and association with human malaria in the Atlantic Forest in south-eastern brazil. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, v. 106, n. 1, p. 239-249, AUG 2011. Citações Web of Science: 27.
GABRIEL ZORELLO LAPORTA; DANIEL GARKAUSKAS RAMOS; MILTON CEZAR RIBEIRO; MARIA ANICE MUREB SALLUM. Habitat suitability of Anopheles vector species and association with human malaria in the Atlantic Forest in south-eastern Brazil. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, v. 106, p. -, Ago. 2011.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LAPORTA, Gabriel Zorello. Biodiversidade de Culicidae e sua interação com arboviroses e malária na Mata Atlântica. 2012. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Saúde Pública São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.