Busca avançada
Ano de início
Entree

Biodiversidade de Culicidae e sua interação com arboviroses e malária na Mata Atlântica

Processo: 08/05618-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2008
Vigência (Término): 30 de abril de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Epidemiologia
Pesquisador responsável:Maria Anice Mureb Sallum
Beneficiário:Gabriel Zorello Laporta
Instituição-sede: Faculdade de Saúde Pública (FSP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:05/53973-0 - Sistemática de Anopheles (Nyssorhynchus) (Diptera: Culicidae), AP.TEM
Assunto(s):Saúde pública   Biodiversidade   Malária   Arbovirus   Culicidae

Resumo

Introdução - Interações complexas estão presentes entre a biodiversidade de mosquitos (Diptera, Culicidae) e as dinâmicas de transmissão de arbovírus e plasmódios que são agentes infecciosos que podem causar moléstias em humanos e outros animais. Objetivos - Aplicar método de distribuição potencial de habitats para mosquitos vetores de arbovírus e de plasmódios no Vale do Ribeira, sudeste do Estado de São Paulo, sub-região Serra do Mar da Mata Atlântica. Em escala local nessa região, relacionar a heterogeneidade espacial com a biodiversidade e esta com a dinâmica de transmissão de malária no Parque Estadual da Ilha do Cardoso. Métodos - Foram elaborados mapas de distribuição espacial dos vetores de arbovírus: Aedes serratus, Aedes scapularis e Psorophora ferox. Os mapas gerados para Anopheles cruzii, Anopheles bellator e Anopheles marajoara foram correlacionados com a distribuição espacial de malária. As correlações entre heterogeneidade espacial e biodiversidade de mosquitos foram estabelecidas com o emprego de modelos estatísticos de regressão. Foi elaborado modelo matemático para explicar o efeito da biodiversidade na transmissão de plasmódios. Resultados - As pessoas estão mais expostas às picadas de Ae. serratus, Ae. scapularis e Ps. ferox em áreas mais quentes e chuvosas. A correlação entre An. marajoara e o padrão espacial da malária foi positiva e significativa, enquanto que An. cruzii e An. bellator não foram importantes. Demonstrou-se que o aumento da heterogeneidade espacial está correlacionado, positivamente, com a biodiversidade de mosquitos. Níveis mais elevados de diversidade de mosquitos e de aves e mamíferos foram associados com risco menor de transmissão de plasmódios. Conclusões - A modelagem de distribuição potencial de habitats é uma ferramenta para a vigilância de vetores de arbovírus. Recomenda-se maior atenção ao An. marajoara que poderia ser vetor secundário de plasmódios em áreas abertas, naturais e desmatadas, da Mata Atlântica. A diversidade de plantas aumenta a heterogeneidade espacial, e esta pode ter efeito positivo à biodiversidade de mosquitos. Maiores diversidades de mosquitos, aves e mamíferos poderiam diminuir o número de picadas infectivas de An. cruzii. Pesquisas futuras sobre a epidemiologia dessas doenças deveriam incluir os seguintes temas: mudanças climáticas e arboviroses, heterogeneidade espacial e mosquitos, e biodiversidade e malária. Descritores: Ambiente e Saúde Pública; Epidemiologia; Mata Atlântica; Ecologia; Biodiversidade; Distribuição espacial; Modelos estatísticos; Malária-vivax; Arboviroses; Vetores. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas (4)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GABRIEL ZORELLO LAPORTA; DANIEL GARKAUSKAS RAMOS; MILTON CEZAR RIBEIRO; MARIA ANICE MUREB SALLUM. Habitat suitability of Anopheles vector species and association with human malaria in the Atlantic Forest in south-eastern Brazil. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, v. 106, p. 239-245, . (08/05618-4, 05/53973-0)
GABRIEL ZORELLO LAPORTA; MILTON CEZAR RIBEIRO; DANIEL GARKAUSKAS RAMOS; MARIA ANICE MUREB SALLUM. Distribuição espacial de mosquitos (Diptera, Culicidae) vetores de arbovírus no Vale do Ribeira, sudeste da Mata Atlântica, Brasil. Cadernos de Saúde Pública, v. 28, n. 2, p. 229-238, . (08/05618-4, 05/53973-0)
TATIANA SPINELLI MARTINS SOARES; MARIA DO ROSÁRIO DIAS DE OLIVEIRA LATORRE; GABRIEL ZORELLO LAPORTA; MÁRCIA REGINA BUZZAR. Análise espacial e sazonal da leptospirose no município de São Paulo, SP, 1998 a 2006. Revista de Saúde Pública, v. 44, n. 2, p. 283-291, . (08/05618-4)
LAPORTA, GABRIEL ZORELLO; RAMOS, DANIEL GARKAUSKAS; RIBEIRO, MILTON CEZAR; MUREB SALLUM, MARIA ANICE. Habitat suitability of Anopheles vector species and association with human malaria in the Atlantic Forest in south-eastern brazil. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, v. 106, n. 1, p. 239-249, . (08/05618-4, 05/53973-0)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LAPORTA, Gabriel Zorello. Biodiversidade de Culicidae e sua interação com arboviroses e malária na Mata Atlântica. 2012. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Saúde Pública (FSP/CIR) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.