Busca avançada
Ano de início
Entree

Nanocompósitos híbridos multifuncionais

Processo: 08/05475-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de outubro de 2008
Vigência (Término): 31 de março de 2012
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Materiais Não-metálicos
Pesquisador responsável:Sandra Helena Pulcinelli
Beneficiário:Hudson Wallace Pereira de Carvalho
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:07/53073-4 - Cerâmicas mesoporosas e hibridos orgânico-inorgânicos multifuncionais preparados pelo processo sol-gel, AP.TEM
Assunto(s):Nanocompósitos   Compostos híbridos   Anticorrosivos   Raios ultravioleta

Resumo

Os compostos híbridos orgânico-inorgânicos são uma classe de materiais que apresentam grandes potencias de aplicação tecnológica. Neste trabalho é proposto o desenvolvimento de novos materiais híbridos baseados em polimetilmetacrilato (PPMA), siloxano e montmorilonita. Pretende-se desenvolver três novos tipos de híbridos, com ligações covalentes polímero-siloxano, e argila na forma intercalada e esfoliada. O efeito das proporções entre os componentes e das condições de hidrólise e polimerização na estrutura dos nanocompósito híbridos será analisado visando estabelecer correlações entre o processamento, a estrutura e as propriedades. Com isso espera-se produzir revestimentos com elevada resistência térmica, mecânica, transparência óptica e também resistente a ataques químicos. Estes materiais serão caracterizados por DSC, TMA, RMN, DRX, FTIR, UV-Vis, TEM, e SAXS. Após a seleção dos melhores revestimentos, estes serão funcionalizados com bloqueadores de UV, fragrâncias e agentes passivantes da corrosão. Em seguida os materiais terão suas funcionalidades estudadas por UV-Vis, ensaios de corrosão eletroquímica, cromatografia (cold trap-GC) e XPS. Busca-se ainda contribuir na consolidação do empregado de técnicas avançadas de caracterização estrutural de materiais híbridos; para tanto, o estudo da estrutura em escala molécular, nano e micrométrica será realizado a partir da conjugação das técnicas de Micro-XRF, Micro-EXAFS e micro-Raman. Além disso a técnica de TXRF será usada na determinação do perfil de distribuição dos elementos metálicos no nanocompósito híbrido. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CARVALHO, H. W. P.; LEROUX, F.; BRIOIS, V.; SANTILLI, C. V.; PULCINELLI, S. H.. Thermal stability of PMMA-LDH nanocomposites: decoupling the physical barrier, radical trapping, and charring contributions using XAS/WAXS/Raman time-resolved experiments. RSC ADVANCES, v. 8, n. 60, p. 34670-34681, . (08/05475-9)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CARVALHO, Hudson Wallace Pereira de. O papel da argila na estabilização térmica de nanocompósitos: um estudo da ordem local e a média distância. 2012. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Química. Araraquara Araraquara.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.