Busca avançada
Ano de início
Entree

Pacientes bariátricos e análise da presença de DNA de bactérias periodontopatogênicas: um estudo longitudinal.

Processo: 08/05798-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2009
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Epidemiologia
Pesquisador responsável:Silvia Helena de Carvalho Sales Peres
Beneficiário:Patrícia Garcia de Moura Grec
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Reação em cadeia por polimerase (PCR)   Saúde bucal   Cirurgia bariátrica   Odontologia   Doenças periodontais   Xerostomia

Resumo

Tendo em vista o aumento da prevalência da obesidade e a crescente realização de cirurgias para redução de peso, torna-se necessária a avaliação das condições bucais destes indivíduos, uma vez que a obesidade os predispõe à problemas bucais tais como a doença periodontal, além de desgaste dentário e xerostomia. A cirurgia bariátrica pode ou não interferir nesse processo, dependendo de alguns fatores sistêmicos pós cirurgia, ainda não bem definidos devido à escassez de estudos sobre cirurgia bariátrica e sua relação com a saúde bucal. O objetivo deste estudo é avaliar a prevalência de problemas bucais, presença de bactérias periodontopatogênicas e sua associação com a obesidade e com a cirurgia bariátrica. Trata-se de um estudo longitudinal prospectivo, composto por 90 pacientes que serão submetidos à cirurgia bariátrica, técnica Fobi-Capella, nos seguintes hospitais: HCRP/FMRP-USP (n=30), HC/FMB-UNESP(n=30) e no HB/FAMERP(n=30). Será realizado um exame clínico bucal para avaliar a ocorrência de doença periodontal, desgaste dentário e fluxo salivar, além de coletar amostras do fluido gengival para analisar a presença de 4 bactérias periodontais (Prevotella intermedia, Treponema denticola, Tannerella forsythensis e Porphyromonas gingivalis) por meio de reações de PCR em tempo real. Também será realizada aplicação de um questionário relacionado aos cuidados com a saúde bucal, avaliação do peso e altura para obtenção do índice de massa corporal (IMC) e coleta de dados complementares relacionados à saúde do indivíduo participante, por meio de registro em prontuário, para correlacionar com as variáveis da condição bucal. Os participantes serão reavaliados no 6º e 12º meses pós cirurgia bariátrica. Os resultados deste estudo poderão contribuir na identificação de problemas periodontais que se acentuam após a cirurgia bariátrica, tendo como intuito de identificar possíveis fatores etiológicos para minimizar, reduzir ou impedir a perda óssea do tecido de suporte dentário.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE CARVALHO SALES-PERES, SILVIA HELENA; DE MOURA-GREC, PATRICIA GARCIA; YAMASHITA, JOSELENE MARTINELLI; TORRES, ELZA ARAUJO; DIONISIO, THIAGO JOSE; DE SOUZA LEITE, CELSO VIEIRA; SALES-PERES, ARSENIO; CENEVIVA, REGINALDO. Periodontal status and pathogenic bacteria after gastric bypass: a cohort study. Journal of Clinical Periodontology, v. 42, n. 6, p. 530-536, JUN 2015. Citações Web of Science: 12.
DE MOURA-GREC, PATRICIA GARCIA; YAMASHITA, JOSELENE MARTINELLI; MARSICANO, JULIANE AVANSINI; CENEVIVA, REGINALDO; DE SOUZA LEITE, CELSO VIEIRA; DE BRITO, GILBERTO BORGES; APARECIDO BRIENZE, SERGIO LUIS; DE CARVALHO SALES-PERES, SILVIA HELENA. Impact of bariatric surgery on oral health conditions: 6-months cohort study. INTERNATIONAL DENTAL JOURNAL, v. 64, n. 3, p. 144-149, JUN 2014. Citações Web of Science: 14.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GREC, Patrícia Garcia de Moura. Impacto da cirurgia bariátrica na condição periodontal e quantificação de bactérias periodontopatogênicas por meio da q-PCR: estudo longitudinal. 2012. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Odontologia de Bauru Bauru.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.