Busca avançada
Ano de início
Entree

O circuito inferior da economia urbana na Cidade de São Paulo: um novo elemento dinamizador da integração dos territórios

Processo: 08/06590-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2009
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Geografia - Geografia Humana
Pesquisador responsável:Márcio Antonio Cataia
Beneficiário:Silvana Cristina da Silva
Instituição-sede: Instituto de Geociências (IG). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Município   Uso do solo   Circuito espacial produtivo

Resumo

Objetivamos compreender o funcionamento do circuito inferior da economia urbana da cidade de São Paulo, especialmente de um setor intensivo em uso de força de trabalho, o de confecções, procurando desvendar as tramas da produção e da extensão desse circuito, que chegou ao ponto de absorver trabalhadores de outros países, como é o caso dos bolivianos.Com o aumento dos Tratados e Acordos visando a integração Sul-Americana em anos recentes, as articulações entre os territórios da Bolívia e do Brasil se intensificaram. Muitas pesquisas vêm enfatizando a integração Sul-Americana a partir do aumento da circulação de mercadorias e da construção de materialidades necessárias às circulações a serviço das grandes empresas, ou seja, do circuito superior da economia. No entanto, há interações que, apesar de não se desconectarem das dinâmicas modernas, estão mais ligadas a uma economia de atividades não hegemônicas, como é o caso do circuito inferior da economia urbana. A absorção de maneira extremamente precária da força de trabalho boliviana nas confecções dos bairros centrais da cidade de São Paulo aponta para outras formas de integração para além dos Tratados e Acordos firmados entre Chancelarias de Estados. As assimetrias econômicas entre os territórios Sul-Americanos são um importante ingrediente explicativo das mobilidades da força de trabalho, todavia o atual tamanho e extensão do circuito inferior, tradicionalmente afeito a pequenas escalas de produção e restritas áreas de funcionamento, também são elementos interpretativos das novas conexões entre economias territoriais.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Silvana Cristina da. Circuito espacial produtivo das confecções e exploração do trabalho na metrópole de São Paulo : os dois circuitos da economia urbana nos bairros da Brás e Bom Retiro (SP). 2012. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Geociências.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.