Busca avançada
Ano de início
Entree

Topografias de controle de estímulos e equivalência de estímulos

Processo: 08/06254-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2008
Vigência (Término): 30 de junho de 2012
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Júlio César Coelho de Rose
Beneficiário:Ana Karina Leme Arantes
Instituição-sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:03/09928-4 - Relações emergentes entre estímulos e função simbólica: implicações para o comportamento, o conhecimento e o ensino, AP.PRNX.TEM
Assunto(s):Equivalência de estímulos

Resumo

Uma situação experimental envolvendo emparelhamento com o modelo é bastante complexa quanto ao número de equivalências potenciais, de tal modo que o participante pode formar classes de equivalência com base em relações diferentes das que são manipuladas pelo experimentador. O presente projeto pretende dar continuidade a estudos anteriores que usaram o procedimento de máscaras para verificar se garantir o controle do responder tanto por seleção do S+ quanto por rejeição do S- pode diminuir a variabilidade dos resultados obtidos nas sondas de relações emergentes em procedimentos de emparelhamento com o modelo. Para isso pretende-se empregar o procedimento de máscaras em diferentes treinos: Treino Completo, induzindo o controle tanto por seleção quanto por rejeição; e treinos em que apenas um dos controle (Treino por Seleção ou Treino por Rejeição) será induzido em uma das discriminações condicionais de linha de base. O procediemnto de variação do S-, empregado por Johnson e Sidman (1993), que também objetiva induzir o controle por seleção será usado para verificar sistematicamente a necessidade da formação de relações de seleção para obtenção de equivalência, testando a hipótese da suficiência dessa topografia de controle na emergência de relações entre os estímulos de treino. Outras variações paramétricas (aumento da distância nodal e papel do Pré Treino nos resultados positivos para equivalência em treinos lineares com uso da máscara) também serão investigadas para avançar na compreensão das variáveis que podem estar relacionadas à formação de equivalência.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ARANTES, ANA; DE ROSE, JULIO C. High Probability of Equivalence Class Formation with Both Sample-S plus and Sample-S- Controlling Relations in Baseline. PSYCHOLOGICAL RECORD, v. 65, n. 4, p. 743-748, DEC 2015. Citações Web of Science: 4.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.