Busca avançada
Ano de início
Entree

O setor de bens de capital na industrialização do Estado de São Paulo, 1907 - 1960

Processo: 08/06312-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2009
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Economia
Pesquisador responsável:Renato Perim Colistete
Beneficiário:Michel Deliberali Marson
Instituição-sede: Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):História econômica   São Paulo   Bens de capital   Industrialização   Tecnologia

Resumo

O objetivo da pesquisa é estudar a indústria de bens de capital no processo de industrialização brasileira, especificamente no período de 1907 a 1960, utilizando fontes primárias originais, contribuindo com a historiografia econômica da industrialização paulista e brasileira. A contribuição da presente pesquisa será feita através da análise específica da indústria de bens de capital paulista, a mais importante do país, buscando oferecer respostas às seguintes questões: o crescimento indústria de bens de capital estava ligado ao setor agrário-exportador ou a atividades do mercado interno? Quais foram os segmentos da indústria de bens de capital relacionados com o setor agrário-exportador e quais os relacionados ao mercado interno? Há mudanças da origem da demanda por bens de capital durante o período de 1907 a 1960? Qual o período de maiores mudanças? Os efeitos da Primeira Guerra Mundial, Grande Depressão e Segunda Guerra Mundial foram favoráveis ou desfavoráveis para o setor? Como foi o comportamento do setor por gênero industrial separadamente? Houve mudança estrutural no setor durante o período? Quais as causas da mudança na estrutura produtiva? As empresas da indústria de bens de capital emergentes na década de 1960 foram fundadas em qual período? Como era o financiamento destas indústrias? Os efeitos da Grande Depressão da década de 1930 foram responsáveis pelo posterior desenvolvimento da indústria de bens de capital até a década de 1960?

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MARSON, Michel Deliberali. Origens e evolução da indústria de máquinas e equipamentos em São Paulo 1870-1960. 2012. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.