Busca avançada
Ano de início
Entree

Perfil da expressão gênica por microarranjo de células de carcinomas epidermóides de boca superexpressando o gene HOXD11.

Processo: 08/06362-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2008
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2011
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:Fabio Daumas Nunes
Beneficiário:Maria Fernanda Setúbal Destro Rodrigues
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Patologia

Resumo

Os genes homeobox codificam proteínas nucleares que atuam como fatores de transcrição, desempenhando papel importante durante a organogênese através do controle da proliferação e diferenciação celular. Dentre estes genes, destacam-se os membros da família HOX de genes homeobox, os quais estão envolvidos em processos celulares cruciais como controle do ciclo celular, diferenciação e apoptose. Os genes HOX compreendem 39 genes, divididos em quatro clusters, denominados A, B, C e D. Estes genes são expressos de maneira específica nos diversos tecidos e órgãos, e ainda, estão relacionados com o desenvolvimento de diferentes tipos de neoplasias, incluindo cânceres de mama, ovário, próstata, rins, pulmão, pele e leucemias. Entretando, as funções específicas destes genes no câncer bucal ainda permanecem desconhecidas. Resultados obtidos no Laboratório de Patologia Molecular da Faculdade de Odontologia de São Paulo revelaram uma superexpressão do gene HOXD11 em amostras de carcinomas espinocelulares orais de baixa agressividade. Desta maneira, este trabalho tem como objetivo avaliar o perfil de expressão gênica de linhagens celulares derivadas de carcinomas epidermóides de boca superexpressando o gene HOXD11, utilizando a técnica de miroarranjo. Em adição, este trabalho tem como objetivo analisar a capacidade de proliferação e diferenciação destas linhagens celulares. É importante ressaltar que por se tratar de genes frequentemente associados à embriogênese, eles podem representar um excelente alvo para a terapêutica de processos neoplásicos bucais, pois podem não ser expressos ou apresentarem uma expressão muito limitada nos tecidos normais adultos.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
RODRIGUES, Maria Fernanda Setúbal Destro. Análise dos efeitos da superexpressão do gene PROX1 em linhagem celular derivada de carcinoma epidermóide bucal. 2011. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Odontologia São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.