Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da relação entre parâmetros ambientais e a variação da abundância de pirarucu nos lagos de várzea na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá: uma análise multi-sensor para o manejo comunitário da pesca

Processo: 08/06661-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2008
Vigência (Término): 30 de junho de 2011
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geografia Física
Pesquisador responsável:Evlyn Márcia Leão de Moraes Novo
Beneficiário:Adriana Gomes Affonso
Instituição-sede: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (Brasil). São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Amazônia   Sensoriamento remoto   Recursos pesqueiros   Pirarucu

Resumo

A pesca do pirarucu é um elemento central da cultura e da economia das populações ribeirinhas amazônicas, representando 40% da captura total na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, e a principal atividade econômica da região. A identificação dos fatores que afetam a distribuição e abundância dos pirarucus é de fundamental importância para a conservação da espécie e para o manejo sustentável da sua pesca. No entanto, a natureza dinâmica e complexa do ecossistema aquático amazônico torna difícil e adverso o seu estudo e consequentemente o entendimento dos processos e das inter-relações das estruturas e funções que o regem. Desta forma, o sensoriamento remoto, por possibilitar a visão sinóptica de grandes áreas em várias escalas de análise e o registro padronizado em várias escalas de tempo, integrado a outras fontes em sistemas de informações geográficas possibilita uma análise espaço-temporal desse ecossistema complexo e fragmentado. Neste contexto, esse projeto visa analisar as relações entre as características dos habitats da planície de inundação e da qualidade da água dos lagos e a abundância do pirarucu nos lagos, a partir da integração de imagens TM/Landsat, CCD/CBERS, PALSAR/ALOS, dados de campo e literatura em ambiente de Sistemas de Informação Geográfica. A hipótese do trabalho é que a variação da abundância do pirarucu reflete não apenas a intensidade da pressão de pesca, mas também a variação de um conjunto de parâmetros ambientais dos lagos da várzea de Mamirauá, parâmetros estes que podem ser monitorados com o auxílio de imagens de sensoriamento remoto (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
A. G. AFFONSO; H. L. QUEIROZ; E. M. L. M. NOVO. Abiotic variability among different aquatic systems of the central Amazon floodplain during drought and flood events. Brazilian Journal of Biology, v. 75, n. 4, p. -, Nov. 2015.
AFFONSO, A. G.; QUEIROZ, H. L.; NOVO, E. M. L. M. Abiotic variability among different aquatic systems of the central Amazon floodplain during drought and flood events. Brazilian Journal of Biology, v. 75, n. 4, S, p. S60-S69, NOV 2015. Citações Web of Science: 4.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.