Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização estrutural e funcional de enzimas envolvidas na biossíntese e acúmulo de sacarose em cana-de-açúcar

Processo: 08/06767-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2009
Vigência (Término): 30 de junho de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Marcelo Menossi Teixeira
Beneficiário:José Sérgio de Macedo Soares
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Cristalografia de proteínas   Reação em cadeia da polimerase em tempo real   Cinética enzimática

Resumo

A cana de açúcar é uma das mais importantes espécies vegetais cultivadas em todo o mundo, principalmente nas regiões tropicais e sub-tropicais, com uma área maior que 20 milhões de hectares em 101 países. O Brasil é o maior produtor participando com 25% da produção. As espécies de cana de açúcar são provenientes do Sudeste Asiático e têm uma grande importância econômica já que por séculos é a principal matéria prima para a fabricação do açúcar e recentemente do etanol, uma fonte de energia renovável. Neste trabalho foram selecionadas cinco proteínas envolvidas na biossíntese e acúmulo de sacarose em cana de açúcar (UDP-glicose pirofosforilase, sacarose sintase, sacarase fosfato fosfatase, sacarose fosfato sintase e invertase) com o objetivo de elucidar a estrutura tridimensional e a função exercida no metabolismo de sacarose. Os genes que codificam as proteínas citadas serão amplificados por meio da técnica de PCR em termocicladores localizados no Laboratório de Genônima Funcional (Instituto de Biologia - Unicamp) e clonados para expressão em sistema procarioto ou eucarioto. As proteínas deverão ser purificadas por métodos cromatográficos para a realização dos ensaios de cristalização e SAXS. Ensaios de PCR em tempo real para análise da expressão gênica e ensaios de interação proteína-proteína (duplo-híbrido) e cinética enzimática serão pertinentes para analisar a ação das proteínas durante o processo de biossíntese e acúmulo de sacarose em cana de açúcar.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
COTRIM, CAMILA A.; SOARES, JOSE SERGIO M.; KOBE, BOSTJAN; MENOSSI, MARCELO. Crystal structure and insights into the oligomeric state of UDP-glucose pyrophosphorylase from sugarcane. PLoS One, v. 13, n. 3 MAR 1 2018. Citações Web of Science: 2.
SOARES, JOSE SERGIO M.; GENTILE, AGUSTINA; SCORSATO, VALERIA; LIMA, ALINE DA C.; KIYOTA, EDUARDO; DOS SANTOS, MARCELO LEITE; PIATTONI, CLAUDIA V.; HUBER, STEVEN C.; APARICIO, RICARDO; MENOSSI, MARCELO. Oligomerization, Membrane Association, and in Vivo Phosphorylation of Sugarcane UDP-glucose Pyrophosphorylase. Journal of Biological Chemistry, v. 289, n. 48, p. 33364-33377, NOV 28 2014. Citações Web of Science: 6.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.