Busca avançada
Ano de início
Entree

"diversidade genética de Qualea grandiflora em populações naturais de Cerrado no Estado de São Paulo."

Processo: 08/06834-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2009
Vigência (Término): 30 de junho de 2012
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Florestais e Engenharia Florestal - Conservação da Natureza
Pesquisador responsável:Paulo Yoshio Kageyama
Beneficiário:Lia Maris Orth Ritter Antiqueira
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Diversidade genética   Cerrado   Qualea grandiflora

Resumo

O cerrado é considerado a savana com a flora mais rica dentre as mundiais. É também um hot spot mundial de biodiversidade, pois já perdeu mais de 70% de sua área original e possui elevado grau de endemismo de espécies. A ação antrópica decorrente da formação de pastagens e lavouras vem causando uma importante diminuição das áreas de ocorrência de espécies típicas do cerrado, levando algumas ao risco de extinção. Estudos de diversidade genética em populações naturais de cerrado são uma alternativa importante para descrição de níveis de variação genética mantida dentro das populações, bem como a forma em que esta variação é dividida entre as populações. Propõe-se a realização destes estudos para a espécie Qualea grandiflora espécie da família VOCHYSIACEAE, abrangendo os estados de São Paulo e Paraná, em ampla amostragem de áreas. Desta maneira será possível fornecer informações sobre a interação de características da paisagem com processos de microevolução, tais como o fluxo genético e seleção de espécies. A espécie de estudo apresenta aptidão para utilização em reflorestamentos e recomposição de áreas degradadas, bem como diversos usos para madeira. Será utilizada no estudo a metodologia de marcadores moleculares codominantes, microsatélites (SSR), com desenvolvimento de iniciadores (primers) específicos para o estudo de Q.grandiflora. Os resultados obtidos fornecerão subsídios para estratégias de manejo, conservação e melhoramento genético para a espécie em questão.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ORTH RITTER ANTIQUEIRA, LIA MARIS; KAGEYAMA, PAULO YOSHIO. Genetic diversity of four populations of Qualea grandiflora Mart. in fragments of the Brazilian Cerrado. Genetica, v. 142, n. 1, p. 11-21, FEB 2014. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.