Busca avançada
Ano de início
Entree

Uma abordagem ciente de contexto e embasada por feedback para o gerenciamento de handovers em ambientes NGN.

Processo: 08/06862-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2008
Vigência (Término): 30 de junho de 2012
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Sistemas de Computação
Pesquisador responsável:Edson dos Santos Moreira
Beneficiário:Roberto Rigolin Ferreira Lopes
Instituição-sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Redes de computadores   Computação móvel

Resumo

O presente projeto de pesquisa tem como objetivo projetar, desenvolver e colocar em funcionamento uma solução sistemática e ciente de contexto para permitir que usuários nômades façam uso da conectividade global (Internet) e local (conexões oportunísticas) da melhor maneira possível (Always Best Connected - ABC) em ambientes de rede NGN (Next Generation Networks). Partimos da hipótese que o gerenciamento do processo de handover (troca de rede) deve ser mais flexível, com participação ativa dos usuários móveis e pode explorar, de forma inteligente, os recursos disponíveis em um determinado contexto de rede. Julgamos que a adoção do paradigma Pocket Switched Networking (PSN) irá melhorar a experiência dos usuários móveis e viabilizará e/ou possibilitará um novo nicho aplicações que fazem uso do comportamento humano para oferecer serviços diferenciados. Em complemento, acreditamos que as experiências passadas (feedback), do usuário ou de outros, em um mesmo ambiente de rede podem ser compartilhadas para auxiliar a escolha do próximo ponto de acesso em uma eventual necessidade de troca de rede, visando a implementação do conceito ABC. Em um primeiro momento, pretendemos adotar as premissas do middleware SOHand (Service Oriented Handover Management) e da arquitetura Haggle para nortear o início da investigação e, ao final, esperamos contribuir com estes dois projetos com especificações, protótipos, cenários e resultados experimentais. Além disso, aspiramos trabalhar em conjunto com o grupo de pesquisa RMT (Remote Monitoring and Treatment Group) da Universidade de Twente com objetivo de trocar experiências por meio do desenvolvimento do middleware MSP (Mobile Service Plataform) que tem objetivos congruentes e complementares a nossa proposta. A validação da solução será conduzida em cenários NGN reais, com foco na avaliação quantitativa e qualitativa do tempo on-line e da experiência de usuários nômades durante seu deslocamento no ambiente de rede.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LOPES, Roberto Rigolin Ferreira. Uma abordagem ciente de contexto e embasada por feedbacks para o gerenciamento de handovers em ambientes NGN. 2012. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC/SB) São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.