Bolsa 08/07318-8 - Espectroscopia de impedância - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Preparação e Caracterização Estrutural e Elétrica de Células Solares Sensibilizadas por corantes empregando anodos nanoestruturados à base de TiO2.

Processo: 08/07318-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2009
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2011
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Materiais Não-metálicos
Pesquisador responsável:Paulo Roberto Bueno
Beneficiário:Elaine Cristina Muniz
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Espectroscopia de impedância
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Células Fotoeletroquímicas | Eletrodos Nanoestruturados de Óxidos Metálicos | espectroscopia de impedancia | Geração de Energia Alternativa | Síntese via Microondas | Materiais Cerâmicos Nanoestruturados

Resumo

Neste projeto serão sintetizados e caracterizados filmes a base de óxido de titânio (TiO2) a serem empregados como ánodos em células solares sensibilizadas por corantes (CSSCs). O interesse no TiO2 reside no fato de que este é um excelente material para células fotoeletroquímicas entre outras aplicações. Filmes porosos e nanoestruturados serão depositados sobre um vidro condutor por screen-printing usando dispersões coloidais sintetizadas pela combinação dos métodos sol-gel e hidrotermal. Os filmes também serão tratados e recobertos com finas camadas de óxidos de metais de transição por sputtering, spin- ou dip-coating. Os filmes serão caracterizados com microscopia eletrônica de varredura de alta resolução (MEV), perfilometria e espectroscopias UV-visível e Raman. Os filmes serão impregnados em solução de corante sensibilizador a base de rutênio em acetonitrila e utilizados como anodos de CSSCs. As células serão montadas utilizando um contra-eletrodo de platina com a adição de solução de eletrólito entre os eletrodos. Para as medidas de eficiência, as curvas de densidade de corrente por potencial serão registradas utilizando um potenciostato sob a iluminação de uma fonte de xenônio fornecendo 100 mW/cm2, o equivalente a um sol na superfície da célula. As CSSCs serão também caracterizadas por meio de técnicas de espectroscopia de impedância para avaliar os efeitos do recobrimento das camadas de óxidos almejando o aumento da eficiência conversão de energia.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MUNIZ, Elaine Cristina. Preparação e caracterização estrutural e elétrica de células solares sensibilizadas por corantes empregando anodos nanoestruturados à base de 'TiO IND. 2'. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Química. Araraquara Araraquara.