Busca avançada
Ano de início
Entree

Obtenção do ponto de máximo carregamento de sistemas de potência via fluxo de carga com otimização de passo

Processo: 08/07369-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2009
Vigência (Término): 30 de junho de 2010
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Sistemas Elétricos de Potência
Pesquisador responsável:Carlos Alberto de Castro Junior
Beneficiário:Beatriz de Lima Tavares
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Estabilidade de tensão

Resumo

Este projeto de pesquisa tem como objetivo propor e avaliar um método de obtenção do ponto de máximo carregamento de sistemas de potência. O processo de obtenção do ponto de máximo carregamento é baseado nas propriedades do vetor normal à fronteira de factibilidade, que é calculado com o auxílio do fluxo de carga com otimização de passo. Este processo caracteriza-se pela obtenção consecutiva de aproximações do ponto de máximo carregamento a partir de pontos especificados na região infactível. Como a fronteira de factibilidade pode ser não convexa, alguns dos pontos especificados poderão estar na região factível. Então, um mecanismo baseado em busca binária será utilizado para levar o ponto de operação especificado de volta à região infactível. Os limites de geração de potência reativa são levados em consideração. A idéia é que o método proposto seja robusto, eficaz e rápido, quando comparado a outros métodos propostos na literatura, a fim de ser utilizado como uma ferramenta de análise em ambiente de operação de sistemas de potência. O método será testado através de simulações envolvendo os sistemas teste do IEEE e o sistema brasileiro. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
TAVARES, Beatriz de Lima. Obtenção do ponto de máximo carregamento de sistemas em potência via fluxo de carga com otimização de passo. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.