Busca avançada
Ano de início
Entree

Uma abordagem do funcionamento discursivo das construções adversativas sob a ótica da gramaticalização

Processo: 08/07406-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2009
Vigência (Término): 31 de julho de 2010
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Sanderléia Roberta Longhin
Beneficiário:Tatiana Cian Botaro
Instituição-sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Gramaticalização

Resumo

Este trabalho, com base em pressupostos da Gramaticalização aliados à perspectiva textual-interativa (JUBRAN, 2006), tem como objetivo analisar as construções adversativas do português, com o propósito de percorrer as etapas evolutivas de juntores (mas, contudo, todavia, no entanto, entretanto, só que, enquanto (que), ao passo que, já, agora) que integram essas construções, tendo como parâmetro a trajetória do item adversativo prototípico mas, que estaria em estágio mais avançado de gramaticalização: advérbio magis > juntor textual > articulador textual-interativo (CASTILHO, 1997). A análise se justifica, ao menos em parte, pela hipótese de que haveria uma tendência típica de mudança - ou uma "trajetória universal" (BYBEE et al. 1994) - no domínio das adversativas, que refletiria padrões cognitivos e comunicativos comuns subjacentes ao uso da língua. O trabalho conjugará as abordagens sincrônica e diacrônica. No recorte sincrônico, as construções serão analisadas, nos moldes de Raible (2001), à luz da correlação entre dois parâmetros de junção: arquitetura sintática e relações de sentido. Na sucessão de sincronias, serão investigadas as possíveis mudanças no funcionamento das construções adversativas ao longo do tempo, com ênfase nas trajetórias históricas experimentadas pelos vários juntores adversativos.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BOTARO, Tatiana Cian. Uma abordagem do funcionamento discursivo das construções adversativas sob a ótica da gramaticalização. 2010. 113 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista. Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas. São José do Rio Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.