Busca avançada
Ano de início
Entree

Da utilização de poemas na investigação do trabalho vocal do ator.

Processo: 08/07421-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2009
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2011
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Teatro
Pesquisador responsável:Sara Pereira Lopes
Beneficiário:Liana Ferraz Diniz
Instituição-sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Representação (artes)

Resumo

Os pedagogos teatrais buscam um suporte para a representação, porém não propõem métodos mecânicos, arbitrários e generalistas. Tais teóricos, mesmo que com diferentes formas de entender o teatro, possuem como referência a questão do artista "estar no mundo". Eles, em convergência com os poetas, têm em comum uma tensão em explicar o surgimento da cena e do poema, respectivamente. Ambos concordam que a técnica tem função de treinamento e não de resultado artístico por si só, pois, em arte, há sempre uma parte que é de doação, de entrega do artista.No trabalho vocal do ator, é comum perceber a busca por um método, uma técnica infalível do "bem falar". No entanto, qualquer vogal pronunciada deve trazer, além da técnica, ou apesar dela, uma vibração ligada à profundidade do ser, ligada diretamente ao seu corpo. Não é possível acessar tal profundidade sem a utilização de imagens. Tais imagens podem ser fruto tanto da própria memória quanto emprestadas de outras vistas e almas, inclusive as dos poetas. Como proposta desse projeto está a investigação de um elemento de que o ator dispõe na concretização das imagens em representação: a vocalidade. Para atingir seus objetivos será utilizada, como conteúdo de uma experimentação, a literatura não dramática - mais especificamente o gênero lírico, por oferecer maior possibilidade de clareza na observação das transformações do texto de um leitor para o texto de um ator.