Experimentações na metodologia Mímesis Corpórea para refletir sobre estrutura, esp...
Processo: | 08/07421-3 |
Linha de fomento: | Bolsas no Brasil - Mestrado |
Vigência (Início): | 01 de março de 2009 |
Vigência (Término): | 28 de fevereiro de 2011 |
Área do conhecimento: | Linguística, Letras e Artes - Artes - Teatro |
Pesquisador responsável: | Sara Pereira Lopes |
Beneficiário: | Liana Ferraz Diniz |
Instituição-sede: | Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil |
Assunto(s): | Representação (artes) |
Resumo Os pedagogos teatrais buscam um suporte para a representação, porém não propõem métodos mecânicos, arbitrários e generalistas. Tais teóricos, mesmo que com diferentes formas de entender o teatro, possuem como referência a questão do artista "estar no mundo". Eles, em convergência com os poetas, têm em comum uma tensão em explicar o surgimento da cena e do poema, respectivamente. Ambos concordam que a técnica tem função de treinamento e não de resultado artístico por si só, pois, em arte, há sempre uma parte que é de doação, de entrega do artista.No trabalho vocal do ator, é comum perceber a busca por um método, uma técnica infalível do "bem falar". No entanto, qualquer vogal pronunciada deve trazer, além da técnica, ou apesar dela, uma vibração ligada à profundidade do ser, ligada diretamente ao seu corpo. Não é possível acessar tal profundidade sem a utilização de imagens. Tais imagens podem ser fruto tanto da própria memória quanto emprestadas de outras vistas e almas, inclusive as dos poetas. Como proposta desse projeto está a investigação de um elemento de que o ator dispõe na concretização das imagens em representação: a vocalidade. Para atingir seus objetivos será utilizada, como conteúdo de uma experimentação, a literatura não dramática - mais especificamente o gênero lírico, por oferecer maior possibilidade de clareza na observação das transformações do texto de um leitor para o texto de um ator. | |