Busca avançada
Ano de início
Entree

Absorção e acúmulo de manganês em soja sob efeito do glifosato

Processo: 08/07450-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2009
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitotecnia
Pesquisador responsável:Ciro Antonio Rosolem
Beneficiário:Gabriel José Massoni de Andrade
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Nutrição vegetal   Micronutrientes

Resumo

O glifosato pode interferir na absorção e distribuição de Mn em plantas de soja. Como também as plantas de soja GM que contém o gene RR, podem ser menos eficientes no acúmulo de Mn e seus tecidos. Com o objetivo de estudar a cinética de absorção do Mn pela soja geneticamente modificada sob efeito da aplicação de glifosato, assim como a absorção e acúmulo do nutriente na planta, serão conduzidos 2 experimentos em casa de vegetação no Departamento de Produção Vegetal da Faculdade de Ciências Agronômicas, UNESP-Botucatu. Experimento I: A absorção e acúmulo de Mn será avaliada em duas variedades de soja quase isogênicas (Conquista e Valiosa RR), cultivadas em solução nutritiva. As doses de Mn adicionadas à solução nutritiva, que constituirão os tratamentos serão as seguintes: 0; 0,125; 0,25; 0,5; 1,0 e 2,0 mg L-1. O tratamento no qual a soja transgênica será estudada com aplicação do glifosato as plantas serão submetidas à aplicação foliar desse herbicida na dose de 720 g ha-1 em equivalente ácido (e.a.) após 30 dias de cultivo na solução nutritiva. Serão coletadas 15 a 20 dias após a aplicação do herbicida. Os tratamentos, soja convencional e transgênica, que não receberão a dose de glifosato, serão coletados na mesma época do tratamento anterior. Realizar-se-á divisões das plantas em raízes, hastes e folhas, para a determinação da massa de matéria seca e os teores de Mn. Experimento II: A cinética de absorção de Mn sob efeito da aplicação do glifosato será avaliada na variedade Valiosa RR, cultivada em solução nutritiva, utilizando-se a técnica de exaustão da solução. Aos 30 dias às plantas serão submetidas às doses de glifosato de 0, 15 e 960 g ha-1 (e. a.), aplicadas via foliar.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ANDRADE, Gabriel José Massoni de. Absorção e acúmulo de manganês em soja RR sob efeito do glyphosate. 2010. 57 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciencias Agronomicas (Campus de Botucatu). Botucatu.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.