Busca avançada
Ano de início
Entree

Caso Rushdie: uma análise da relação entre Islamismo e Direitos Humanos.

Processo: 08/07118-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2009
Vigência (Término): 31 de julho de 2011
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:José Geraldo Alberto Bertoncini Poker
Beneficiário:Luana Hordones Chaves
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Modernidade   Religiões   Direitos humanos   Islamismo   Sociologia da religião

Resumo

A partir do caso do autor indiano Salman Rushdie, o presente projeto propõe-se a tratar da ética da ordem religiosa em questão e sua relação com o sistema de liberdades individuais da sociedade moderna. Tendo em vista a repercussão da publicação do romance "Os Versos Satânicos" e a condenação do autor pelo governo iraniano, o que evidenciou certo conflito de valores, analisar-se-á a relação entre o Islamismo e os Direitos Humanos. Devido à urgência de se estabelecer relações pacíficas entre diferentes sociedades, faz-se necessário tratar dessa relação a fim de descobrir se as condutas recomendadas pelo Islamismo encontram correspondências com os princípios constitutivos de Direitos Humanos no que se refere à dignidade humana e à tolerância. Este trabalho abordará algumas problemáticas postas no cenário multicultural, fundamentando-se em uma reflexão teórica sobre religião e modernidade reflexiva, uma vez que a religião orienta ações e relações socias, constituindo éticas socialmente valoradas que podem se contrapor aos princípios da modernidade. Para tanto, lançaremos mão de uma perspectiva sociológica pautada na metodologia de Weber, faremos uso da bibliografia que trata da discussão teórica referida, e atentaremo-nos para as repercussões internacionais do fato. Pretende-se, com isso, analisar em que medida as propostas dos Direitos Humanos são eficazes para a construção de uma linguagem de diálogo intercultural, ou mesmo para a superação de certas práticas de intolerância pautadas em fundamentalismos religiosos. Discutiremos, pois, a validade desse sistema como instrumento das relações sociais e, sobretudo, das internacionais.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CHAVES, Luana Hordones. Caso Rushdie : uma análise da relação entre islamismo e direitos humanos. 2011. 206 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Filosofia e Ciências. Marília.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.