Busca avançada
Ano de início
Entree

Síntese e caracterização dos copolímeros anfifílicos aleatórios e em bloco baseados em poli(etileno glicol) (PEG), poli(L-lactídeo) (PLLA) e poli(carbonato de trimetileno ) (PTMC).

Processo: 08/07157-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2009
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:Maria Isabel Felisberti
Beneficiário:Rafael Bergamo Trinca
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:04/15084-6 - Materiais poliméricos de baixo impacto ambiental, AP.TEM
Assunto(s):Polímeros (materiais)   Caracterização

Resumo

O presente projeto de mestrado propõe a síntese dos copolímeros anfifílicos inéditos potencialmente biodegradáveis e biocompatíveis baseados em poli(etileno glicol) (PEG), poli(L-lactídeo) (PLLA) e poli(carbonato de trimetileno) (PTMC), com diferentes composições e arquiteturas: copolímeros tribloco com dois deles aleatórios, P[(LLA-ran-TMC)-b-PEG-b-(LLA-ran-TMC)], e copolímero bloco, Poli(LLA-b-TMC-b-PEG-b-TMC-b-LLA). Com a síntese desses dois materiais será possível estudar a influência da arquitetura dos copolímeros nas propriedades físico-químicas.A síntese dos copolímeros será realizada pela reação de abertura do anel da lactona (LLA) e do carbonato cíclico (TMC) catalisada por octanoato de estanho, já bem estabelecida na literatura. Pela combinação de blocos rígidos e flexíveis busca-se obter materiais com características mecânicas controláveis e que possam ser adaptadas para aplicações diversas. Além disso, a arquitetura imposta leva a copolímeros com características anfifílicas. Os copolímeros obtidos serão caracterizados por RMN 13C e 1H, DSC, TGA e GPC além de serem submetidos a ensaios mecânicos e de degradação hidrolítica.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TRINCA, RAFAEL BERGAMO; FELISBERTI, MARIA ISABEL. Influence of the Synthesis Conditions on the Structural and Thermal Properties of Poly( L- lactide)- b- Poly( ethylene glycol)- b- Poly( L- lactide). Journal of Applied Polymer Science, v. 131, n. 13 JUL 5 2014. Citações Web of Science: 8.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
TRINCA, Rafael Bergamo. Síntese e caracterização de terpolímeros anfifílicos constituídos de poli(etileno glicol), l-lactídeo e glicolídeo. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Química.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.