Busca avançada
Ano de início
Entree

O Renascimento do Amor

Processo: 08/07182-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2009
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2011
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Outras Literaturas Vernáculas
Pesquisador responsável:Adma Fadul Muhana
Beneficiário:Paula Domingues Tavares
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Renascimento

Resumo

Os diálogos escritos por Leão Hebreu evidenciam muito de filosofia do período em que foram compostos, isto é, entre o final do século XV e início do XVI, sobretudo em relação ao tema do amor, em suas variedades e sua universalidade. O tema, entretanto, estava em ascensão, sendo abordado não apenas por Hebreu, mas, sobretudo, pelos diversos pensadores que tomaram a obra de Platão como diretriz, sendo, neste trabalho, representados pelos escritos do italiano Marsílio Ficino. Ambos os autores dedicaram parte de sua obra à retomada deste tema; e, para isso, tanto Hebreu como Ficino se voltaram para o textos gregos, fonte da filosofia socrática, apresentada nos diálogos platônicos, os quais tornaram-se base para o desenvolvimento de discussões sobre, inclusive, o amor e suas diversas formas ou contrastes.Este trabalho é basicamente desenvolvido em duas partes: a identificação de passagens em que este autor menciona ou faz citações integrais do diálogo O Simpósio, do Platão; a observação do tema "amor" sob a concepção de Leão Hebreu. Para isso, pretende-se realizar tradução própria das passagens do texto grego citadas por Hebreu nos Diálogos de Amor, estabelecendo, enfim, comparação entre as obras de Hebreu, e Platão aqui referidas, para demonstrar como se deu parte do desenvolvimento filosófico do tema "amor" no período do Renascimento.Como hipótese de trabalho, pressupõe-se que a compreensão que Hebreu tem de Platão passa pela tradução desse autor feita por Ficino - o que deverá ser comprovado ou não no decorrer da pesquisa.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
TAVARES, Paula Domingues. Saber o amar: os Diálogos de Amor, de Leão Hebreu. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.