Busca avançada
Ano de início
Entree

Incorporação de um metacrilato com ação antimicrobiana a uma resina acrílica para base protética: caracterização química e efeito sobre resistência flexural

Processo: 08/07186-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2009
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2011
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Materiais Odontológicos
Pesquisador responsável:Marco Antonio Compagnoni
Beneficiário:Larissa Santana Rodriguez
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FOAr). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Resinas acrílicas   Próteses e implantes   Anti-infecciosos   Prótese total

Resumo

As próteses parciais e totais representam um ambiente propício para proliferação e sobrevivência de microorganismos orais e para a formação de biofilme. Tendo em vista que bactérias resistentes a múltiplos agentes antimicrobianos são um desafio no tratamento de infecções bucais, é notória a necessidade de se estudar substâncias com propriedades antimicrobianas capazes de terem uma ação eficaz, duradoura e com baixa toxicidade. O metacrilato 2 tert-butilaminoetil, substância policatiônica com grupo amino livre, apresenta uma atuação muito eficiente como biocida. Dessa forma, este estudo tem como objetivo: 1) Caracterizar quimicamente uma resina acrílica para base protética (Onda-cryl) combinada a um metacrilato (2 tert-butilaminoetil) com ação antimicrobiana através de Espectroscopia de Infra-Vermelho, ESCA (Electron Spectroscopy for Chemical Analysis) e DSC (Differential Scanning Calorimetry), buscando saber se houve interação química entre a resina e o metacrilato e também quais os diferentes grupos químicos presentes na superficie desta resina e; 2) avaliar a influência da incorporação do metacrilato 2 tert-butilaminoetil na resistência à flexão da resina acrílica (Onda-Cryl).

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RODRIGUEZ, LARISSA SANTANA; PALEARI, ANDRE GUSTAVO; GIRO, GABRIELA; DE OLIVEIRA JUNIOR, NORBERTO MARTINS; PERO, ANA CAROLINA; COMPAGNONI, MARCO ANTONIO. Chemical Characterization and Flexural Strength of a Denture Base Acrylic Resin with Monomer 2-Tert-Butylaminoethyl Methacrylate. JOURNAL OF PROSTHODONTICS-IMPLANT ESTHETIC AND RECONSTRUCTIVE DENTISTRY, v. 22, n. 4, p. 292-297, JUN 2013. Citações Web of Science: 7.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
RODRIGUEZ, Larissa Santana. Incorporação do metacrilato 2-tert-butilaminoetil a uma resina acrílica para a base protética: caracterização química e efeito sobre a resistência flexural. 2011. 128 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Odontologia (Campus de Araraquara). Araraquara.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.