Busca avançada
Ano de início
Entree

Envolvimento dos receptores serotoninérgicos 5- HT2c do núcleo accumbens na sensibilização comportamental ao efeito estimulante do etanol

Processo: 08/07203-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2009
Vigência (Término): 31 de agosto de 2010
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Neuropsicofarmacologia
Pesquisador responsável:Maria Lucia Oliveira de Souza Formigoni
Beneficiário:André Luiz Monezi Andrade
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Serotonina   Drogas ilícitas   Sensibilização comportamental   Núcleo accumbens   Camundongos   Etanol

Resumo

A sensibilização comportamental ao efeito estimulante do etanol parece contribuir para o estabelecimento e manutenção de processos motivacionais e comportamentais associados ao alcoolismo. Sabe-se que o efeito estimulante do etanol está associado ao aumento de atividade dos neurônios dopaminérgicos nas vias mesolímbica e mesocortical, sendo este processo modulado pela serotonina, que parece também ter um papel importante no processo de sensibilização comportamental. Vários autores sugerem que o receptor 5-HT2c participe na modulação da liberação de dopamina nas vias mesolímbica e mesocortical, envolvendo a área tegmentar ventral e núcleo accumbens. A administração sistêmica de agentes antagonistas 5 HT2c é capaz de reduzir a ingestão de etanol em vários modelos de consumo, além de bloquear o desenvolvimento e a expressão da sensibilização ao efeito estimulante do etanol. Entretanto, não existem dados sobre a influência da administração direta de tais antagonistas nas regiões envolvidas. O objetivo deste estudo é avaliar a influência do bloqueio dos receptores 5-HT2c do núcleo accumbens na expressão da sensibilização comportamental ao efeito estimulante do etanol. Inicialmente os animais serão tratados cronicamente com etanol (2,2 g/kg) ou salina, e classificados quanto os níveis de desenvolvimento da sensibilização. Posteriormente serão submetidos ao procedimento cirúrgico para implantação de cânulas sobre os núcleos accumbens. Após a recuperação, os animais receberão, a cada 48 horas, uma dose do antagonista 5 HT2c (SB 242084) (doses: 0.1sg/lado, 0.5 sg/lado e 1 sg/lado). Dependendo do efeito avaliado, uma dose será escolhida e administrada conjuntamente com etanol (2,2g/Kg) i.p. Em todos os desafios os animais serão avaliados quanto a sua atividade locomotora.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ANDRADE, A. L. M.; ABRAHAO, K. P.; GOELDNER, F. O.; SOUZA-FORMIGONI, M. L. O. ADMINISTRATION OF THE 5-HT2C RECEPTOR ANTAGONIST SB-242084 INTO THE NUCLEUS ACCUMBENS BLOCKS THE EXPRESSION OF ETHANOL-INDUCED BEHAVIORAL SENSITIZATION IN ALBINO SWISS MICE. Neuroscience, v. 189, p. 178-186, AUG 25 2011. Citações Web of Science: 7.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.